Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Ao completar 60 anos, fundação anuncia R$ 900 mi em investimentos


Criada na gestão de Carvalho Pinto, entidade celebrou aniversário em 25 de maio

 

Divulgação

Registro da assinatura do decreto que criou a Fapesp, em 1962, pelo então governador Carvalho Pinto


Em 23 de maio de 1962, há exatos 60 anos, o então governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto assinou o decreto 40.132, que aprovou os Estatutos da Fapesp e possibilitou seu imediato funcionamento. “A criação de uma agência paulista de amparo à pesquisa foi resultado da ação coordenada de cientistas, acadêmicos, políticos, intelectuais e jornalistas, que teve como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo”, sublinha Marco Antonio Zago, presidente da Fundação.

Na cerimônia que celebrou o aniversário, ocorrida dia 25 de maio, Zago anunciou novos investimentos em atividades de pesquisa que ao todo somam R$ 990 milhões. Entre as novidades estão três Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs): um em parceria com a farmacêutica GSK e o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein na área de imuno-oncologia; outro com a empresa Ericsson e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em redes e serviços inteligentes; e o terceiro com a Embraer e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de mobilidade aérea.

Também foram anunciados durante a cerimônia 15 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), cuja missão é apoiar a pesquisa orientada a problemas, que tenha impacto social e/ou econômico específicos, responda a desafios de órgãos públicos e que seja relevante para o desenvolvimento de São Paulo. Entre os projetos selecionados, há iniciativas voltadas a garantir a segurança hídrica e alimentar, a buscar soluções para resíduos e embalagens, a desenvolver biofármacos e políticas públicas urbanas, a promover a transição energética e a gerar inovações que melhorem a saúde humana e animal.

Ao longo do último ano, diversas iniciativas marcaram o início das comemorações. Em 27 de maio de 2021, foi lançado o site A Fapesp e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que indexa o portfólio de programas e projetos apoiados pela Fundação a cada um dos 17 ODS, com o intuito de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas.

Em junho do ano passado, tiveram início as Conferências Fapesp 60 anos que, mensalmente, reúnem especialistas do Brasil e do exterior para debater temas estratégicos – como mudanças climáticas, biodiversidade, violência e educação, entre outros –, contribuindo para uma reflexão mais acurada sobre o futuro.

Já foram realizadas dez conferências e, até dezembro de 2022, estão programadas mais oito, além de duas Escolas Fapesp 60 anos – uma em Ciências Exatas, Naturais e da Vida e outra voltada às áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Artes.

 Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

 
 

Concerto dia 30 de maio na Sala São Paulo encerrou as comemorações no mês de criação da Fapesp 

 


Em julho de 2021, foi lançado o primeiro dos dez fascículos digitais que compõem o livro Fapesp 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento. Coordenado por Carlos Vogt, ex-presidente da Fapesp e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o livro oferece ao leitor um panorama da atuação da Fundação ao longo de seis décadas e do avanço da pesquisa no Estado de São Paulo.

Também em comemoração aos 60 anos da entidade, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) tem reunido, desde o final de 2021, pesquisadores paulistas para uma análise crítica do estado da arte da ciência no Estado de São Paulo, com um olhar especial para as próximas duas décadas. O conjunto de temas analisados foi debatido com a comunidade científica da área e sintetizados em sete capítulos do livro O estado da arte da ciência em São Paulo em sintonia com o desenvolvimento brasileiro e mundial, que será lançado este ano. A partir de junho, cada capítulo finalizado será lançado on-line, com um seminário de apresentação.

Ainda no âmbito das comemorações dos 60 anos da Fundação, será realizada, em novembro, a Conferência Genoma 20 + 2, que analisará os avanços da pesquisa desde o ano 2000, data da publicação do sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, o primeiro do Programa Genoma Fapesp.

Concerto – As comemorações no mês de criação da Fapesp foram encerradas no dia 30 de maio com um concerto na Sala São Paulo, na capital. O evento reuniu pela primeira vez a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, o Coro Contemporâneo de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, com regência de Luiz de Godoy.

Mais informações sobre essas iniciativas estão disponíveis na home page Fapesp 60 anos, acessível pelo portal da Fundação, junto com biografias de dirigentes, vídeos e entrevistas.

 

Com informações da Agência Fapesp 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região