Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Descoberto tipo de substância extremamente reativa na atmosfera


Dinamarqueses documentaram a formação de compostos que podem afetar a saúde

 

 

 Divulgação

 

Quando compostos químicos são oxidados na atmosfera, eles geralmente reagem com radicais OH, normalmente formando um novo radical. Quando esse radical reage com o oxigênio, forma um terceiro radical chamado peróxido (ROO), que por sua vez pode reagir com o radical OH, formando hidrotrióxidos (ROOOH).

Pela primeira vez, uma classe inteiramente nova de compostos químicos super-reativos foi descoberta sob condições atmosféricas. Pesquisadores da Universidade de Copenhague (Dinamarca), em estreita colaboração com colegas internacionais, documentaram a formação dos chamados trióxidos – um composto químico extremamente oxidante que provavelmente afeta tanto a saúde humana quanto o clima global.

Um composto químico comumente conhecido é o peróxido de hidrogênio. Todos os peróxidos têm dois átomos de oxigênio ligados um ao outro, tornando-os altamente reativos e muitas vezes inflamáveis e explosivos. Eles são usados para várias finalidades, como clarear dentes e cabelos, limpar feridas e até mesmo como combustível de foguete. Mas os peróxidos também são encontrados no ar que nos cerca.

Nos últimos anos, especula-se se trióxidos – compostos químicos com três átomos de oxigênio ligados uns aos outros e, portanto, ainda mais reativos que os peróxidos – também são encontrados na atmosfera. Mas até agora, isso nunca havia sido inequivocamente comprovado.

“Isso é o que conseguimos agora”, diz o professor Henrik Grum Kjærgaard, do Departamento de Química da Universidade de Copenhague. Kjærgaard é o autor sênior do estudo, publicado recentemente na prestigiosa revista Science.

“Os tipos de compostos que descobrimos são únicos em sua estrutura. E, por serem extremamente oxidantes, provavelmente trazem uma série de efeitos que ainda temos que descobrir”, completa o pesquisador.

Os hidrotrióxidos (ROOOH), como são conhecidos, são uma classe completamente nova de compostos químicos que são formados sob condições atmosféricas. Também foi demonstrado que os hidrotrióxidos são formados durante a decomposição atmosférica de várias substâncias conhecidas e amplamente emitidas, incluindo isopreno e dimetilsulfeto.

Doenças – Os hidrotrióxidos são formados em uma reação entre dois tipos de radicais (veja a ilustração). Os pesquisadores esperam que quase todos os compostos químicos formem hidrotrióxidos na atmosfera e estimam que sua vida útil varia de minutos a horas. Isso os torna estáveis o suficiente para reagir com muitos outros compostos atmosféricos.

Os estudos feitos até aqui colocam os trióxidos sob forte suspeita de serem capazes de penetrar em minúsculas partículas transportadas pelo ar, conhecidas como aerossóis, que representam um risco
à saúde e podem levar a doenças respiratórias e cardiovasculares.

“Eles provavelmente entrarão em aerossóis, onde formarão novos compostos com novos efeitos. É fácil imaginar que novas substâncias são formadas nos aerossóis que são prejudiciais se inaladas. Mas são necessárias mais investigações para abordar esses potenciais efeitos à saúde”, disse diz o professor Kjærgaard.

Embora os aerossóis também tenham impacto no clima, eles são uma das coisas mais difíceis de descrever nos modelos climáticos. E de acordo com os pesquisadores, há uma alta probabilidade de que os hidrotrióxidos afetem quantos aerossóis são produzidos.

“Esses compostos sempre existiram - nós apenas não sabíamos. Mas o fato de que agora temos evidências de que os compostos são formados e vivem por um certo período de tempo significa que é possível estudar seu efeito de forma mais direcionada e responder se forem perigosos”, encerra Kjærgaard.


Com informações da Universidade de Copenhague
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região