Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Curso da Etec de Santa Isabel obtém o Selo de Qualidade CRQ-IV


Curso do Colégio Técnico de Lorena é recertificado pela quarta vez

Divulgação

 Alunos e professores em um dos laboratórios montados na Etec Santa Isabel


Em sessão realizada no dia 13 de outubro, o Plenário do CRQ-IV deliberou pela concessão do Selo de Qualidade ao curso Técnico em Química oferecido pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Santa Isabel, cidade da região metropolitana de São Paulo. Na mesma oportunidade, o curso Técnico em Química mantido pelo Colégio Técnico de Lorena (Cotel) foi recertificado pela quarta vez com a distinção. Criado em 2007, o programa Selo de Qualidade busca estimular a excelência educacional na área química, concedendo a certificação a cursos de nível técnico e superior que demonstrem atender aos requisitos do regulamento.

A história da Etec de Santa Isabel teve início com a implantação de salas descentralizadas no município. A sua criação como escola ocorreu no dia 22 de dezembro de 2009, quando foi denominada Escola Técnica Estadual de Santa Isabel, tornando-se uma unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Em 2013 ocorreu a implantação do curso Técnico em Química, que é o único existente no município atualmente.

A instituição é definida por seus gestores como uma escola recém-formada, mas com crescimento em ritmo acelerado, que tem como objetivo oferecer aos jovens maiores oportunidades de aprendizado e colocação no mercado de trabalho. Pensando nisso, a coordenadora do curso técnico, Marcia Cristina Bezerra Melo, foi em busca do Selo de Qualidade CRQ-IV.

 Google Maps

 

Escola é definida por gestores como recém-formada, mas com crescimento em ritmo acelerado

 

“Santa Isabel é uma cidade pequena e mais afastada da região central de São Paulo. Então, nós precisamos dar evidência ao curso. Quero que os alunos tenham oportunidade de crescimento, que as empresas vejam o Selo de Qualidade como um diferencial e que isso possa aumentar ainda mais a empregabilidade dos nossos alunos”, contou a coordenadora.

O programa avalia aspectos como gestão dos cursos, infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico, relações institucionais e com a comunidade. Colhe, também, avaliações de alunos, ex-alunos e de empresas nas quais atuam profissionais formados pelo curso. O processo é dividido em três etapas: autoavaliação pela instituição, entrega de documentos e avaliação por uma comissão designada pelo CRQ-IV com emissão de parecer. Para a obtenção do Selo, o curso deve atingir, ao final do processo, uma média mínima de 80% do total de pontos possíveis (média igual ou superior a 4, em uma escala de pontuação que vai de 1 a 5).

Trabalho em conjunto – Durante o período da pandemia de Covid-19, a coordenadora Márcia Mello, com o auxílio de três alunos – Isabélle Cristine de Moraes Duran, Jéssica da Silva Rodrigues e Rodolfo da Silva Alves –, se dedicaram à elaboração do projeto e à realização das adequações necessárias para atender aos requisitos para a certificação. Foram feitos ajustes e compra de equipamentos laboratoriais, manutenção na infraestrutura, levantamento da documentação etc.

Apesar de recente, o curso da Etec de Santa Isabel já conta com dois laboratórios equipados que atendem atualmente a uma turma de 26 alunos. Em 2022, quando esses estudantes concluírem a formação, a Etec realizará um novo vestibulinho e a expectativa é que a procura pelo curso aumente. “Conquistar esse reconhecimento pelo Conselho da Classe é muito importante e gratificante. Nós esperamos que cada vez mais os jovens possam ver a Química como uma oportunidade de carreira que pode transformar a vida deles, como já tem transformado a de muitos”, concluiu a coordenadora.

 

Divulgação

 
  O processo de revalidação é uma oportunidade de auditoria interna, avalia Chaves, coordenador do curso Técnico do Cotel

Recertificação – O curso Técnico em Química do Colégio Técnico de Lorena (Cotel) foi, ao lado do curso de mesmo nome mantido pela Escola Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo, o primeiro a receber o Selo de Qualidade, em 2009. Desde então, foi recertificado quatro vezes por ter mantido os padrões de excelência previstos no programa. O Cotel, que é vinculado à Universidade de São Paulo (USP), oferta a cada ano 40 vagas para o curso Técnico em Química.

O coordenador Francisco José Moreira Chaves avalia que um dos grandes benefícios da conquista da certificação é a manutenção da credibilidade e reconhecimento por parte da sua mantenedora (a USP) e pelo mercado empresarial. “O Selo de Qualidade é veiculado em todos os nossos documentos e os egressos também se valem desta imagem em entrevistas [de emprego] e demais oportunidades de carreira”, explicou Chaves.

Segundo o profissional, o processo de revalidação do Selo serve como uma oportunidade de auditoria interna, possibilitando identificar os principais aspectos que podem concorrer para riscos na gestão, além de incentivar o engajamento por parte dos alunos e docentes. “Essa auditoria interna é conduzida pela turma do 3º ano, como parte da disciplina de Projetos, sob minha coordenação, e tem ainda uma forte função didático pedagógica na relação ensino-aprendizagem”, contou.

No dia 16 de novembro, o Plenário do CRQ-IV também recertificou o curso Técnico em Química do Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Cepin). Com a recertificação, o curso completou dez anos como participante do programa. Confira mais detalhes sobre a trajetória do Cepin/Fiec na próxima edição do Informativo CRQ-IV, que deverá noticiar a recertificação de outros cursos que estão atualmente em processo de auditoria.

Em breve, as placas que simbolizam o Selo de Qualidade serão entregues às escolas. Além do Cotel, da Etec de Santa Isabel e do Cepin, nove outras instituições de ensino possuem cursos técnicos certificados pelo programa. Clique aqui para acessar a galeria.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região