Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago/2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Programa de estágios do CNPEM está com inscrições abertas até 8/9


Selecionados desenvolverão o estágio na cidade de Campinas, sede do Centro

O Programa Unificado de Estágios (PUE), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), estará com inscrições abertas até o dia 8 de setembro. Há vagas para alunos do Ensino Superior, a partir do 4º período, e para alunos do Ensino Técnico, a partir do 1º ano. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas de forma virtual.

Na área Química, as oportunidades são voltadas para alunos de cursos superiores de Bacharelado, Química Industrial, Engenharia Química, Química Tecnológica, Química de Materiais, Bioquímica
e Engenharia Bioquímica. Entretanto, ainda que o interessado não esteja matriculado em nenhum dos cursos de nível Técnico ou Superior descritos, ele poderá se candidatar para áreas com as quais eventualmente se identifique. Cada candidato poderá selecionar até duas áreas de interesse.

O foco do PUE é a aprendizagem teórica e prática. Além do contato com a ciência, inovação e tecnologia, é um espaço que possibilita a aproximação do início de uma carreira profissional, uma vez que o ambiente do CNPEM proporciona atuação ativa nos projetos, colocando em prática toda teoria aprendida.

O processo seletivo ocorrerá em até duas etapas: prova on-line, somente para algumas áreas, e entrevista. Para a etapa de provas, o candidato receberá um link que deverá ser acessado na data e horário indicados para responder o teste. Na entrevista, o estudante será avaliado durante um bate-papo virtual com o comitê de seleção e deverá fazer uma apresentação do tipo Elevator’s Pitch, com duração de cinco minutos e contendo até cinco slides, que demonstrem suas conquistas, qualificações, projetos, realizações e feitos pessoais.

Os estudantes selecionados iniciarão o estágio em fevereiro de 2022. Mesmo com todo o processo seletivo sendo feito on-line, as atividades de estágio serão presenciais, no campus do CNPEM, em Campinas (SP). Segundo a organização do programa, os estagiários receberão orientações e indicações, no momento da admissão, para o caso de terem que se mudar para a região.

O programa terá duração de um ano, podendo ser prorrogado para mais um ano. O valor da bolsa para 30 horas semanais é de R$ 900,00, para nível Técnico, e de R$ 1.370,00, para nível Superior. Clique aqui para mais informações.

Sobre – O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A entidade opera quatro laboratórios nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira, o Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.

Com sede em Campinas/SP, o CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro impulsiona pesquisas nas áreas de luz síncrotron, descoberta de novos medicamentos, novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de óleo e gás e saúde; entre outros.

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região