Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago/2021 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Confirmada a extinção do Reiq


Aumento de tributos será feito gradualmente

Pixabay

No dia 15 de julho foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.183, que sancionou a revogação gradual da tributação especial relativa à nafta e a outros produtos destinados a centrais petroquímicas, entre outras providências.

A lei se originou da Medida Provisória 1.034, de 1º de março de 2021, editada com o objetivo de apresentar fonte de compensação pela redução da isenção de PIS/COFINS para o óleo diesel, por dois meses, e para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) por período indeterminado. Como  solução, o texto apresentado pelo governo federal para a apreciação do Congresso Nacional previa a extinção total do Regime Especial da Indústria Química (Reiq) já em 2021. Todavia, após intenso processo de negociação que envolveu Câmara dos Deputados, Senado Federal e o Poder Executivo, a versão final da lei manteve o conteúdo aprovado pelos parlamentares, prevendo um regime de transição, com a redução gradativa dos benefícios, por um período de quatro anos.

Ao lado de representantes da indústria e da Frente Parlamentar da Química, o Sistema CFQ/CRQs fez forte campanha nas redes sociais pela manutenção do Reiq, além de ter participado de um encontro virtual promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O principal temor era que se confirmasse a possibilidade de extinção de milhares de empregos, segundo vinha afirmando a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), para que o setor pudesse se adaptar ao novo regime tributário.

O texto sancionado prevê que as alíquotas atuais de PIS (1%) e Cofins (4,6%) continuariam iguais em junho. De julho a dezembro, ficarão em 1,13% e 5,2% respectivamente. Para 2022, elas serão de 1,26% para o PIS e de 5,8% para a Cofins, subindo, em 2023, para 1,39% e 6,4%. Em 2024, o PIS será de 1,52% e a Cofins de 7%. A partir de 2025, as alíquotas voltam aos patamares normais: 1,65% e 7,6%. Um regulamento fixará como poderão ser compensados com outros tributos os créditos obtidos por meio do regime especial até 2024.

“Nosso próximo passo é aprofundar as conversas com o Estado para definição de uma estratégia para o setor, já que a indústria química tem ciclos longos e, cada investimento, desenvolvimento, montagem de fábrica, retorno de capital, entre outras demandas, tende a caminhar por governos diferentes – por duas ou três gestões”, destacou o presidente executivo da Abiquim, Ciro Marino.

A Abiquim não divulgou o impacto que a medida terá nas atividades do setor, inclusive quanto ao nível de emprego. A entidade havia estimado que a extinção imediata do Reiq poderia levar a perda de até 85 mil postos de trabalho.

 





 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região