Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun/2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Iniciativa busca orientar estudantes da área sobre as opções de carreira


Pixabay

Implementado pelo Conselho em abril deste ano, o Projeto Inspiração tem como objetivo apresentar aos estudantes de cursos técnicos e de graduação os diversos campos de atuação da área química, permitindo que conheçam um pouco mais sobre as rotinas da profissão e as perspectivas para o mercado de trabalho.

O projeto consiste na realização de lives, na última terça-feira de cada mês, com a participação de profissionais experientes que compartilham, durante os eventos, suas atribuições, os conhecimentos técnicos exigidos para o cargo que ocupam, os desafios enfrentados ao longo da carreira. Com duração de 1h30, os encontros são transmitidos pelo canal do Conselho no YouTube e ficam disponíveis para consulta posterior.

Segundo a Engenheira Química Andrea Mariano, Gerente de Fiscalização e que até recentemente coordenava as Comissões Técnicas do CRQ-IV, o projeto começou a ser gestado há cerca de três anos, quando o Químico Antonio Carlos Fonseca Teixeira, então membro da Comissão Técnica de Química Farmacêutica do Conselho, apontou a necessidade de uma maior aproximação com os estudantes da área, principalmente com aqueles que estavam concluindo a formação. “Muitos graduandos e alunos de cursos técnicos desconhecem o que determinados profissionais fazem na prática e acabam sem saber em qual segmento podem atuar depois de formados. Por isso, o projeto é voltado, principalmente, para esse público-alvo”, explica a gerente.

A ideia sugerida por Antonio Carlos foi aos poucos sendo amadurecida junto aos demais integrantes da comissão. O escopo do projeto, por exemplo, inicialmente focado na área farmacêutica, foi redesenhado para abranger outros segmentos da química.

Para comandar a iniciativa, o CRQIV criou um Grupo de Trabalho (GT) formado por dois representantes das seguintes comissões – Alimentos, Cosméticos, Divulgação, Ensino Superior, Ensino Técnico, Meio Ambiente, Química Farmacêutica e Saneantes. O GT é responsável por definir as temáticas e selecionar palestrantes com atuação relevante em suas respectivas áreas. Em breve, o GT incluirá membros das comissões que começaram a funcionar neste mês (veja detalhes sobre esse assunto na página 5).

Até o momento, duas lives do Projeto Inspiração foram ao ar. A primeira,transmitida no dia 27 de abril, teve como tema central a Química Farmacêutica. O segundo encontro, realizado no dia 25 de maio, focou o meio ambiente, numa alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente,comemorado em 5 de junho.

As próximas lives previstas para este ano contemplarão as áreas de Alimentos, Cosméticos, Saneantes, Educação,Tintas e Metalurgia. “Neste primeiro momento, optamos por priorizar temáticas relacionadas às comissões já existentes no Conselho. Embora não exista comissão para esta última [Metalurgia], ela foi incluída por ser uma área que emprega muitos profissionais”, explicou a Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Juliana Pena, integrante da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV e que está assumindo a coordenação das Comissões Técnicas da entidade.

 


 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região