Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun/2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CFQ pede inclusão de Químicos no rol de profissionais da saúde


Gerd Altmann/Pixabay

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, encaminhou ofício ao Ministério da Saúde em que formaliza o pedido de inclusão dos profissionais da Química no rol de categorias reconhecidas como profissionais da saúde.

O ofício solicita a inclusão dos Químicos nos termos da Portaria nº 639, de 31/03/2020, ao lado de assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“Entendemos que o conceito de promoção da saúde não pode se restringir às atividades clínicas e/ou hospitalares, em que pese nessas áreas o profissional da Química tenha relevante participação, inclusive como protagonista, pois os bioquímicos possuem responsabilidade técnica por laboratório de análises clínicas, como também atuam como coadjuvantes, que salvam vidas, em atividades primordiais para o combate de pandemias, como a atual por qual passamos”, afirma.

O documento lembra que cabe aos Químicos atuar imprescindivelmente na radiologia, segurança do trabalho, lavanderia hospitalar, tratamento de água hospitalar, tratamento de efluentes, higienização e gerenciamento de resíduos gerais de hospitais universitários e análises clínicas e também em pesquisas técnicas, pesquisas biológicas e segurança biológica.

CORONAVÍRUS – O ofício recorda ainda o papel de destaque dos profissionais da Química em outras frentes de contenção e mitigação dos riscos de contágio pelo novo coronavírus, como a garantia da qualidade da água para consumo humano, o desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene pessoal, a segurança e a eficácia dos saneantes oferecidos à população, a produção dos farmoquímicos e até mesmo de alimentos – também com importante papel na saúde.

“Será de grande importância o reconhecimento dos Químicos como profissionais da área da saúde pelo Ministério da Saúde para que, neste momento, possam integrar ainda mais as ações de combate à Covid-19 e, como já vêm fazendo ao longo dos anos, continuar a desenvolver suas ações em segmentos direcionados à área da saúde”, conclui o documento.

A expectativa, desde que a portaria foi editada em março de 2020, é de permitir aos profissionais da Química fazerem ainda mais em favor da sociedade no combate à pandemia.

 

Conteúdo produzido pelo Conselho Federal de Química

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região