Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun/2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Químicos britânicos ganham prêmio considerado o ‘Nobel’ da Tecnologia


Divulgação

 

Klenerman e Balasubramanian ganharam 1 milhão de euros

Os Químicos da Universidade de Cambridge, David Klenerman e Shankar Balasubramanian, foram anunciados, em maio, como os vencedores do Prêmio de Tecnologia 2020, um dos mais prestigiados de ciência e tecnologia do mundo, outorgado pela Academia de Tecnologia da Finlândia (ATF).

O prêmio global, concedido em intervalos de dois anos desde 2004 para destacar o amplo impacto da ciência e da inovação no bem-estar da sociedade, é de 1 milhão de euros. O anúncio do prêmio 2020 foi adiado para este ano devido à pandemia de Covid-19.

Os professores Klenerman e Balasubramanian inventaram o Sequenciamento de DNA Solexa-Illumina Next Generation (NGS), tecnologia que aprimorou nossa compreensão básica da vida, convertendo biociências em “grandes ciências”, permitindo o sequenciamento do genoma – processo de determinação da sequência completa de DNA da constituição de um organismo – de forma rápida, precisa, com baixo custo e em grande escala. Eles cofundaram a empresa Solexa para desenvolver a tecnologia em um sistema comercial que foi amplamente disponibilizado para o mundo.

A tecnologia teve – e continua tendo – um enorme impacto transformador nos campos da genômica, medicina e biologia. Uma medida da escala de mudança é que ela permitiu uma melhoria de um milhão de vezes em velocidade e custo em comparação com o primeiro sequenciamento do genoma humano. Em 2000, esse processo demorou mais de 10 anos e custou mais de um bilhão de dólares. Hoje, o genoma humano pode ser sequenciado em um dia a um custo de mil dólares. Mais de um milhão de genomas humanos são sequenciados em escala a cada ano, graças à tecnologia desenvolvida pelos professores Klenerman e Balasubramanian. Isso significa que podemos entender as doenças muito melhor e muito mais rapidamente.

COVID-19 – “A tecnologia desempenhou um papel fundamental ao ajudar a descobrir a sequência do novo coronavírus, que por sua vez possibilitou a criação das vacinas”, ressaltou Marja Makarow, presidente da Academia de Tecnologia da Finlândia.

O sequenciamento de última geração fornece uma maneira eficaz de estudar e identificar novas cepas de coronavírus e outros patógenos. Com o surgimento da pandemia, a tecnologia agora está sendo usada para rastrear e explorar as novas mutações virais do coronavírus, que é uma preocupação global crescente. Este trabalho ajudou na criação de várias vacinas que agora estão sendo administradas em todo o mundo e é fundamental para a criação de imunizantes contra novas cepas virais perigosas.

A tecnologia NGS revolucionou a pesquisa biológica e biomédica global e permitiu o desenvolvimento de uma ampla gama de tecnologias, aplicações e inovações relacionadas. Devido à sua eficiência, o NGS está sendo amplamente adotado na área de saúde e diagnósticos, como câncer, doenças raras, medicina infecciosa e testes pré-natais não invasivos baseados em sequenciamento.

Dos nove vencedores anteriores do Prêmio de Tecnologia, três posteriormente ganharam o Nobel.

Clique aqui  para mais informações.

Com informações e imagem da Academia de
Tecnologia da Finlândia.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região