Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - Livros destacam o uso do gás natural e 60 experimentos para sala de aula


Dois exemplares do livro “Atividade Experimental Problematizada (AEP)” serão sorteados entre profissionais e estudantes em situação regular no CRQ-IV. Para concorrer, envie um e-mail para sorteio.crq4@gmail.com incluindo no corpo da mensagem nome completo, CPF e endereço residencial. No campo “Assunto”, escreva “Sorteio”, seguido das palavras “Atividade Experimental”. O sorteio ocorrerá no dia 5 de março, sendo os nomes dos contemplados divulgados no site e nas redes sociais do Conselho. O outro livro divulgado nesta edição, que trata do uso do gás natural, poderá ser baixado gratuitamente no endereço indicado no texto.


 

Um conjunto de 60 experimentações com foco no ensino de Química, com uma gama de atividades que abrange desde a educação básica até cursos de nível superior, é apresentado no livro Atividade Experimental Problematizada (AEP), escrito pelo professor André Luís Silva da Silva, da Universidade Federal do Pampa (RS), em coautoria com o pesquisador Pablo Andrei Nogara, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

As atividades são desenvolvidas a partir de um problema proposto, sendo que a busca por uma solução é feita articulando-se um objetivo experimental com diretrizes metodológicas.

Editado pela Appris, o livro pode ser adquirido no site da editora por R$ 57,00 mais o custo do frete (versão impressa) ou R$ 25,00 (digital).

 

 

 

As possibilidades de aumento do uso do gás natural no Brasil e se esse combustível é um caminho sustentável em termos de energia são algumas das questões levantadas pelo livro Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil.

Escrito por Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, em coautoria com as pesquisadoras Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, o livro é uma iniciativa do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), um centro para estudos do uso sustentável do gás natural, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Shell.


Com versões em português e inglês, a obra pode ser baixada gratuitamente no site do RCGI

     

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região