Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2021 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Divulgação - Projeto ‘Desvendando Ciências’ lança suas primeiras animações


Iniciativa tem o apoio da Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV

 

Com o propósito de despertar o interesse de estudantes pela carreira científica, o projeto Desvendando Ciências, que tem o CRQ-IV como parceiro de conteúdo por meio de artigos publicados na seção QuímicaViva, disponibilizou em seu canal no YouTube e no perfil que mantém no Instagram (@desvendandociencias) os primeiros vídeos feitos com base em artigos publicados no site do Conselho.

Algumas das animações destacam a importância da Química para o desenvolvimento de produtos que fazem parte do cotidiano, como refrigerantes, café e pastas para higiene bucal. Outros vídeos já disponíveis também têm artigos da seção QuímicaViva como fontes de referência, como os que trazem informações sobre a capsaicina (substância presente em sementes de pimenta), transporte de produtos perigosos e tratamento de água.

Veja abaixo umas da animações já publicadas. O acervo completo está disponível no canal mantido pelo projeto Desvendando Ciências no YouTube.


 

Arquivo pessoal

  Isabel Batista, pesquisadora do Butantan

Em breve, mais temas deverão figurar nas plataformas do projeto: fabricação de brinquedos, o elemento ferro, os princípios da Química Verde, entre outros, segundo informa a Química Industrial Isabel de Fátima Batista, responsável pelo projeto e que atualmente trabalha como pesquisadora no Instituto Butantan, de São Paulo.

Patrocinado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o projeto Desvendando Ciências passou a receber o apoio do CRQ-IV em novembro de 2020, por intermédio da Comissão Técnica de Divulgação, responsável pela produção de conteúdo da seção QuímicaViva.

Acervo – Com um acervo que atualmente conta com mais de 80 artigos publicados, a seção reúne, por exemplo, textos alusivos ao Ano Internacional da Tabela Periódica (2019) com dados sobre os elementos químicos, incluindo histórico, aplicações e curiosidades. Em janeiro deste ano, mais três textos foram publicados, todos sobre os gases nobres e de autoria de Vera Constantino, integrante da CTDIV e professora do Instituto de Química da USP: um tem como foco o hélio, outro aborda o radônio e um terceiro engloba os demais elementos dessa família: neônio, argônio, criptônio e xenônio. Clique aqui para mais informações.

 

 

 

 


 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região