Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho estende serviços por meio digital para profissionais


Já em vigor para empresas, medida busca agilizar serviços prestados pela entidade

 

Tela inicial do sistema MeuCRQSP

Lançando no último bimestre para empresas, o sistema MeuCRQSP estará disponível até o dia 6 de janeiro de 2021 também para profissionais. Criado para agilizar e diminuir os custos dos serviços oferecidos pelo Conselho, como registro profissional, mudança de categoria, transferência, atualização de dados cadastrais, atuação em mais de um Regional, entre outros, o novo método permitirá que quase tudo passe a ser feito pela internet, a partir de upoloads (envios) de cópias simples de documentos pelo usuário diretamente pelo site do Conselho.

A entrada em funcionamento do sistema MeuCRQSP para pessoas físicas será sinalizada com a colocação de uma chamada neste site. Também serão inseridos avisos nas páginas que a entidade mantém nas redes sociais. Tão logo esteja disponível, todos os profissionais que necessitem de algum serviço do Conselho já poderão solicitá-lo pelo novo método. São os casos, por exemplo, de alguém que queira pedir a suspensão do pagamento da anuidade por ter pedido o emprego ou de um profissional que precise trocar seu registro de provisório para definitivo.

O passo inicial para usar o sistema MeuCRQSP será criar uma Identidade Digital (ID) no site do Conselho. Para isso, assim que a ferramenta for disponibilizada, clique no botão que será colocado no final desta reportagem e na home do site. O “clique” fará surgir a tela de entrada no sistema (mostrada ao lado). Na parte inferior dela, clique em “Primeiro Acesso” e siga as seguintes etapas:

  • No primeiro campo da página seguinte, digite o nº do seu CPF;

  • Na sequência, informe seu nome completo, seu endereço de e-mail, confirme seu e-mail e clique no botão “Próximo”;

  • Neste momento, o sistema enviará uma mensagem para o e-mail que você cadastrou. A mensagem conterá os dados de ingresso no sistema (CPF e senha), cujo endereço estará indicado num link. Clique nele e, na sequência, digite seu CPF e a senha que foi gerada automaticamente.

A senha original poderá ser alterada pelo usuário. Para isso, depois de fazer o acesso ao MeuCRQSP, clique sobre a aba “Dados Cadastrais” e defina uma nova senha.

A partir de então, use sempre o mesmo login (CPF) e senha para solicitar serviços, como registro profissional, atualização cadastral, mudança de categoria, transferência/atuação simultânea, reabertura de registro, comunicado de baixa de responsabilidade técnica, suspensão da anuidade etc.

Na maioria dos procedimentos, será necessário que o solicitante envie documentos por meio de uploads. Por exemplo, para pedir a mudança de categoria profissional, será preciso fazer o upload do certificado e/ou diploma de conclusão do curso superior; para pedir a suspensão do pagamento da anuidade ou o cancelamento do registro, envie cópias simples de documentos que comprovem a situação de desemprego, aposentadoria ou de que não exerce mais atividades na área Química.

Outra novidade é que o sistema MeuCRQSP permite o acompanhamento do status dos pedidos. Ele indica a data da solicitação do procedimento e informa, por exemplo, que para ter prosseguimento o interessado deverá enviar documentos ou providenciar o pagamento de taxas. Se tais etapas já tiverem sido cumpridas, o sistema informará que o requerimento foi concluído e que se encontra em fase de análise.

Veja abaixo imagem da tela do sistema após o login. Os campos indicados permitem as seguintes operações:

  • Formulários: Solicitação de registro; Mudança de categoria; Transferência/Atuação simultânea; Reabertura de registro; Comunicado de baixa de Responsabilidade Técnica; Renovação de registro provisório; Substituição de registro Provisório; Anotação em carteira; 2ª via de carteira; Suspensão de anuidade; Cancelamento de registro; Cancelamento de autorização de atuação simultânea.

  • Dados cadastrais: Exibir perfil; Atualizar endereço; Alterar e-mail; Alterar senha (do sistema MeuCRQSP).

  • Download: Por enquanto, destina-se apenas a permitir a baixa do arquivo em PDF para preenchimento da Carteira de Identificação Profissional, usada nos procedimentos de registro.

 

 




 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região