Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mais de 4 mil pessoas participaram de eventos on-line do CRQ-IV


Promovê-los pela internet foi a alternativa diante da pandemia de Covid-19

 

Lives foram transmitidas pelo canal do Conselho no YouTube

Em razão das medidas para conter a proliferação da Covid-19, o CRQ-IV passou a promover todos os seus cursos de capacitação e eventos técnicos de forma remota a partir de maio deste ano. Antes da decretação da pandemia, em março, um seminário e quatro cursos presenciais (com um total de 105 participantes) foram realizados na sede do Conselho. Posteriormente, de maio até novembro, a promoção de 21 cursos e 32 eventos on-line (veja tabela), entre seminários, transmissões ao vivo (lives) e webinars, além de um workshop sobre validação de higienização, atraiu um público total de 4.113 pessoas.

“Com a pandemia tivemos que suspender todos os eventos presenciais, mas estávamos incomodados com a situação, pois acreditamos que um dos papeis do CRQ-IV é contribuir para o aprimoramento de nossos profissionais e, em nossos cursos e eventos presenciais, percebíamos que a interação entre os palestrantes e instrutores com o público sempre era proveitosa”, explica a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho, responsáveis pela organização dessas iniciativas, que têm o apoio do Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Andrea Mariano, coordenadora das comissões

Um dos principais benefícios desse modelo, segundo Andrea, é a geração de oportunidades para que profissionais do interior paulista e também de outras regiões do Brasil possam participar. Além disso, ressalta que os eventos gratuitos são gravados e disponibilizados no canal do CRQ-IV no YouTube. Os assuntos abordados envolveram uma ampla gama de temas, tais como: produção de álcool em gel, gestão de resíduos, tratamento de água, assuntos regulatórios na área de alimentos, propriedade intelectual, agroquímicos e transformação digital.

Para o Engenheiro Químico Wagner de Miranda Pedroso, instrutor de cursos e palestrante na área de meio ambiente, “ministrar treinamentos on-line nos priva do contato pessoal, mas nos permite chegar em todos os locais, levando o conhecimento de forma direta a um custo acessível”, compara. Ele prevê que, no pós-pandemia, os eventos virtuais continuarão a ser promovidos (principalmente por razões logísticas), ainda que os presenciais deverão manter um importante papel, em especial quanto à formação de redes de contatos profissionais (networking).

  Pedroso integra a Comissão de Meio Ambiente

Membro da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV, Pedroso aponta dificuldades na organização de cursos presenciais, a exemplo do que ocorreu em algumas ocasiões, quando o quórum mínimo necessário para viabilizar a realização de treinamentos em cidades distantes da capital paulista não foi atingido.

De forma geral, ele avalia a experiência on-line de forma positiva e destaca o papel do CRQ-IV na disseminação de conhecimentos técnicos por meio de cursos e também de eventos como lives e webinars. “Com essas iniciativas, o Conselho mostrou que tem muito a oferecer aos profissionais e ao público em geral. A soma de esforços permitiu o compartilhamento de conteúdo de alta qualidade e uma interação com os participantes, cujas avaliações nas pesquisas de satisfação sempre são levadas em conta”, ressalta Pedroso.

Daniel Sutti é especialista no setor de tintas

Também instrutor de treinamentos promovidos pelo Conselho, o Químico Daniel Ramos de Oliveira Sutti, especialista no setor de tintas, aponta como diferença mais relevante no comparativo entre cursos presenciais e virtuais o fato de que a modalidade on-line “traz às pessoas a comodidade de se qualificarem em casa, o que é essencial nesse momento tão atípico que estamos vivendo”, em referência à pandemia de Covid-19.

Ele acrescenta outro ponto que considera relevante sobre o ambiente virtual: a dificuldade de ministrar treinamentos de maior duração. “Isso nos obriga a trabalhar com versões mais compactas. De um modo geral, gostei bastante da experiência e estou conseguindo captar público e atenção para os meus temas”, avalia Sutti.

RT – Diante dos bons resultados obtidos e pela flexibilidade de horários proporcionada pela modalidade on-line, os cursos gratuitos de Responsabilidade Técnica, ministrados há nove anos pelo Conselho como forma de capacitar os profissionais da Química para o exercício da função, também foram adaptados para o ambiente virtual. De janeiro a março, foram realizados cinco treinamentos presenciais que tiveram um total de 76 participantes, sendo três na Capital e dois no Interior (nas cidades de Bauru e São José do Rio Preto). Já no período de junho a novembro, mais nove foram promovidos, todos remotamente. Ao todo, os cursos on-line tiveram a participação de 670 profissionais.

Vale ressaltar que as restrições impostas pela pandemia fizeram com que o Conselho decidisse ministrar, diferentemente de anos anteriores, somente os cursos que fornecem uma visão geral sobre o assunto, não realizando aqueles voltados para áreas específicas, a exemplo de Cosméticos, Alimentos, Saneantes e Controle de Pragas.

 

CURSOS E EVENTOS ON-LINE - 2020*

Categoria

Categoria

Nº de participantes

Cursos de temas diversos

12

381

Cursos de RT

9

670

Seminários

6

659

Workshops

1

160

Lives

15

1.099

Webinars

10

1.144

Total

53

4.113

*Para o mês de dezembro, foram programados um curso de RT (no dia 4) e um treinamento básico na área de tintas (dia 7), cujos números de participantes não puderam ser incluídos neste levantamento.

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região