Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CRQ-IV se torna parceiro do projeto “Desvendando Ciências”, da SBPC


Vídeos voltados a estudantes serão baseados em artigos da seção QuímicaViva


Artigos publicados na seção QuímicaViva do site do Conselho integrarão o projeto Desvendando Ciências, apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A utilização desses conteúdos foi aprovada em novembro pela Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV, responsável pela produção de conteúdo da citada seção.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o projeto já possui um canal no YouTube e também um perfil na rede social Instagram (@desvendandociencias). A responsável pela iniciativa é a Química Industrial Isabel de Fátima Correia Batista, que atualmente trabalha como pesquisadora no Instituto Butantan, de São Paulo.

A profissional explica que o canal pretende reunir um acervo de animações e depoimentos em vídeo que abordem uma ampla variedade de assuntos, tais como os desafios da carreira de cientista; o Sistema Internacional de Unidades; o papel da Química na confecção de tatuagens; vidrarias para laboratórios; o processo de definição de nomes científicos; estados da matéria; fotossíntese, entre outros.

O projeto tem como uma de suas premissas alavancar o interesse dos estudantes por temas científicos, enfatizando que o conteúdo escolar é a base para o início da formação profissional e pode ser abordado de maneira atraente e esclarecedora. Ao mesmo tempo, quer também desmistificar a imagem estereotipada do cientista, construída em diversas obras de ficção e caracterizada por traços como postura desleixada e comportamento antissocial. “Queremos apresentar a área científica como uma das possibilidades de escolha da profissão”, destaca a pesquisadora.

A equipe envolvida com o projeto possui doze membros, entre alunos de mestrado e doutorado, docentes e pesquisadores de pós-doutorado. As animações, com duração de aproximadamente 1 minuto, estão sendo elaboradas para que estudantes de ensino Fundamental e Médio possam visualizar de forma resumida tópicos abordados em sala de aula e, dessa forma, conhecer algumas das diferentes metodologias científicas que fundamentam o ensino de ciências como Química, Física e Biologia.

Rafael Marques-Porto

Coordenadora do projeto, Isabel Batista é Química Industrial e trabalha como pesquisadora no Instituto Butantan

Apoio – Inicialmente com a previsão de realizar ações presenciais em escolas de nível Fundamental e Médio, o projeto Desvendando Ciências foi um dos aprovados no processo de seleção aberto neste ano por um edital do programa “SBPC Vai à Escola”. No entanto, com o advento da pandemia de Covid-19 a partir de março, a iniciativa foi remodelada e passou a ter como foco a produção de vídeos. Para o futuro, pretende-se elaborar conteúdos em outros formatos, como podcasts.

De acordo com Isabel Batista, o projeto se encontra na fase de elaboração do conteúdo e produção das animações. A meta é que o material seja veiculado semanalmente nas mídias sociais a partir do primeiro bimestre de 2021. “Tenho muito a agradecer à SBPC pelo patrocínio do projeto e ao CRQ-IV pela parceria, pois a maioria das animações é inspirada no conteúdo publicado na seção QuímicaViva. Certamente este é um grande incentivo ao projeto”, salienta.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail desvendando.ciencias@gmail.com.

QuímicaViva – A seção mantida no endereço www.crq4.org.br/quimicaviva foi lançada em outubro de 2006 pela Comissão Técnica de Divulgação como uma das ações comemorativas do aniversário de 50 anos de promulgação da Lei Federal nº 2.800/1956, que criou o sistema formado pelo Conselho Federal de Química e os conselhos regionais (CFQ/CRQs). Por meio de artigos escritos por especialistas nos mais diversos segmentos da área, ela pretende desmistificar junto ao público em geral conceitos negativos sobre a Química e, ao mesmo tempo ressaltar a importância desta ciência para o desenvolvimento tecnológico e a garantia da qualidade de vida.

Atualmente, o acervo da seção reúne um total de 81 artigos publicados, sendo 13 deles alusivos aos 150 anos da Tabela Periódica. Do total, 17 textos também fizeram parte de edições deste Informativo. Entre os assuntos abordados estão elementos químicos, como o chumbo e o ferro, e a importância da Química na fabricação de diversos produtos como borrachas, plásticos e refrigerantes.

 

Câmara prorroga validade de Selo de Qualidade

 



 

Por recomendação da Comissão de Ensino Técnico, a Câmara Técnica de Ensino do Conselho decidiu prorrogar por um ano a validade dos Selos de Qualidade de doze cursos que venciam em 2020. O motivo foi a pandemia de Covid-19, que levou ao fechamento das Instituições de Ensino a partir de março e, por consequência, impossibilitou que a equipe responsável pelo programa fizesse as auditorias necessárias para a concessão das recertificações.

O Selo de Qualidade é um programa que certifica os melhores cursos técnicos e superiores da área química. Clique aqui para mais informações.

 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região