Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Saneantes - Faturamento cresce 23% em 2019 e segue em alta por conta da pandemia


Dados constam em anuário da Abipla, que também apontou para aumento do emprego

 

Divulgação
  Publicação pode ser baixada gratuitamente do site da entidade

O faturamento do setor que engloba os fabricantes de produtos de higiene e limpeza alcançou a marca de R$ 26 bilhões em 2019, superando em 23,8% o resultado do ano anterior. Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a produção industrial de janeiro a julho deste ano já cresceu 5,9%. As informações foram fornecidas por Paulo Engler, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), durante o lançamento da 15ª edição do anuário da entidade, ocorrido dia 14 de setembro. A economista Tereza Fernandez, sócia da consultoria MB Associados, também participou  do evento, realizado de maneira virtual.
 

Para Engler, um dos principais destaques do anuário é o fato de que houve aumento do número de empresas abertas de 2018 para 2019, o que gerou um aumento da empregabilidade (inclusive na área química), refletindo uma tendência global.

“Continuamos com a tendência de abertura de novas fábricas e aumento das existentes e deveremos ter uma valorização constante do Profissional da Química. É um setor técnico e não podemos prescindir da qualidade técnica dos químicos. Como estamos em linha com o mercado internacional, isso naturalmente mantém essa demanda por qualificação”, explicou o executivo.
 

Engler também assinalou outra vantagem: por ter sido considerado essencial durante a pandemia, o setor não teve as fábricas fechadas em face do novo coronavírus. “Não tivemos dificuldades com matérias-primas, transporte, escoamento de produção e vendas. E mesmo com o aumento do dólar, os custos ainda se mantiveram dentro da realidade”, relatou.

 

Diante do contexto geral do mercado de trabalho, que enfrenta uma taxa de desemprego de 13,8% (segundo a Pnad Contínua do IBGE), Engler fez uma referência ao fato de que, nos últimos anos, o número de admissões tem se mantido maior do que o de demissões. Em 2018, o setor fechou o ano empregando 49.419 trabalhadores. Em 2019, saltou para 58.226 colaboradores, alta de 17,82%. “É interessante que, mesmo com a pandemia, as contratações do setor continuam crescendo em 2020. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a julho deste ano, o saldo positivo do setor (admissões menos demissões) é de cerca de 3,1 mil vagas”, diz Engler.
 


Engler: O produto de limpeza é a primeira vacina contra o coronavírus  

Entre as tendências de mercado constatadas pelo anuário, o diretor-executivo da Abipla apontou o crescimento na compra de amaciantes e de produtos multiuso, o que deverá continuar devido ao que ele definiu como um “viés maior de desinfecção”, consequência das mudanças no comportamento das pessoas, que aumentaram os cuidados com higiene e limpeza em todos os ambientes usando diversos itens, como álcool (gel e líquido) e saneantes para desinfecção de alimentos hortifrutícolas. “O produto de limpeza é a primeira vacina contra o coronavírus. E, mesmo quando houver a vacinação de fato contra a Covid-19, esses novos hábitos já terão sido incorporados e deverão ficar”, enfatizou.

Além disso, também apontou um recuo temporário da tendência de substituição de produtos básicos por mais sofisticados. O motivo é a conjuntura econômica desfavorável. No entanto, o aumento nas vendas desses itens de custo mais acessível só foi possível, segundo Engler, devido ao pagamento do auxílio emergencial. Porém, a previsão é de que o consumo poderá cair com um possível aumento nos preços a partir de outubro. “Há uma pressão de preços no mercado, notadamente no setor de alimentos. Imaginamos que poderá acontecer também com os de limpeza, mas não com a mesma intensidade”, ponderou.
 

EXPECTATIVAS – Mesmo com um cenário macroeconômico marcado por dificuldades conjunturais decorrentes da Covid-19, a economista Tereza Fernandez afirmou que houve uma “surpresa positiva”, pois a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre foi de 5%, menor do que os 7,5% inicialmente previstos.
 

“Houve melhoria nos índices de confiança e os números de atividade em geral foram positivos”, avaliou a especialista, que apontou o desempenho do agronegócio e o pagamento do auxílio emergencial (que adicionou cerca de R$ 50 bilhões mensais na economia) como fatores decisivos para que os impactos da pandemia não fossem ainda mais profundos.
 

Ao avaliar o setor de limpeza, a economista explicou que a pandemia conferiu um expressivo impulso em razão do aumento da procura por produtos para desinfecção, notadamente o álcool gel. Por outro lado, com a queda de 50% no total a ser pago como auxílio emergencial pelo governo, a expectativa é de que ocorra uma desaceleração da compra desses produtos no último trimestre de 2020. O aumento verificado nos preços de gêneros alimentícios, que tende a reduzir a disponibilidade de renda das famílias para a aquisição de outros itens, também foi apontado por ela como um obstáculo a ser enfrentado.
 

Apesar de uma esperada recessão global em razão da pandemia, para 2021 a economista salientou que há uma previsão de que o PIB do Brasil possa crescer de 2 a 2,5%. Quanto ao cenário setorial observou que, no pós pandemia, o consumo tende a sofrer uma ligeira desaceleração, mas o receio dos consumidores deverá se manter elevado e a demanda ficará um pouco acima do que era antes da Covid-19.

Setor fechou 2019 empregando mais de 58 mil trabalhadores, salto de 17,8% em relação ao ano anterior


ANUÁRIO – Disponível no site da Abipla, o anuário reúne dados do setor, como faturamento, origem de importações, destino de exportações, empregos, número de empresas em atividade, produção industrial e o comportamento de vendas de diversos produtos da cesta de limpeza nacional. Traz, também, artigos, entrevistas e comentários de temas relevantes ao setor industrial e à sociedade brasileira.
 

O anuário também cita os esforços da entidade para esclarecer a sociedade sobre o uso correto de produtos de higiene e limpeza durante a pandemia do novo coronavírus. Na mensagem de sua presidente, Juliana Durazzo Marra, destaca a declaração conjunta com o Conselho Federal de Química (CFQ) sobre os túneis de desinfecção de pessoas, na qual “alertamos para o perigo à saúde humana se estes não forem usados com os devidos equipamentos de proteção individual”. Abipla, CFQ, CRQ-IV e a Associação Comercial de São Paulo também estiveram juntas na luta para evitar que o prefeito da capital, Bruno Covas, sancionasse um projeto de lei que tornava obrigatória a instalação desses túneis em locais de grande circulação de pessoas (confira mais detalhes em matéria sobre o assunto publicada nesta edição).

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região