Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Nobel - Cientistas que criaram a chamada "tesoura genética" ganham a láurea


Tecnologia que faz edições precisas do DNA pode levar à cura de doenças hereditárias


A Real Academia Sueca de Ciências anunciou dia 7 de outubro que a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer A. Doudna foram as vencedoras do Prêmio Nobel de Química 2020 pelas pesquisas que desenvolveram a tecnologia CRISPR/Cas9, também conhecida como “tesoura genética”, que permite edições altamente precisas do DNA de animais, vegetais e microrganismos.
 

Em nota oficial, a Fundação Nobel destacou que “esta tecnologia tem tido um impacto revolucionário nas Ciências da Vida, contribuindo com novas terapias para o tratamento de câncer e podem fazer o sonho de curar doenças hereditárias se tornar realidade”.
 

O presidente do Comitê do Nobel de Química, Claes Gustafsson, avaliou que “há um poder enorme nessa ferramenta genética, que afeta a todos nós. Não só revolucionou a ciência básica, mas também resultou em colheitas inovadoras e levará a novos tratamentos médicos inovadores”.
 

Ao estudar a bactéria Streptococcus pyogenes, Emmanuelle Charpentier descobriu uma molécula até então desconhecida, a “tracrRNA”, parte do antigo sistema imunológico da bactéria, denominado CRISPR/Cas, capaz de inativar um vírus cortando o seu DNA.
 

No mesmo ano em que publicou sua descoberta (2011), ela começou a trabalhar em parceria com Jennifer Doudna. No ano seguinte, as duas recriaram em laboratório essas “tesouras genéticas” da bactéria, simplificando seus componentes moleculares com o objetivo de facilitar o seu uso.
 

Com a reprogramação das tesouras, passou a ser possível editar não apenas o DNA de vírus, mas também de animais, vegetais e microrganismos diversos, reescrevendo seus códigos genéticos nos trechos desejados. Nos últimos anos, essa ferramenta tem contribuído decisivamente para importantes descobertas com potenciais benefícios para a Humanidade, entre as quais se destacam novas variações de plantas, mais resistentes a secas e  pragas, e testes clínicos para novas terapias contra diferentes tipos de câncer.
 

INEDITISMO – Foi a primeira vez na história da premiação que duas mulheres foram contempladas em conjunto. Ambas se juntam a uma ainda restrita galeria de pesquisadoras que receberam o Prêmio Nobel de Química: antes delas, somente Marie Curie (1911, que também venceu o Nobel de Física em 1903), Irène Joliot-Curie (1935, filha de Marie Curie e que dividiu o prêmio com o marido, Frédéric Joliot), Dorothy Crowfoot Hodgkin (1964), Ada Yonath (2009) e Frances H. Arnold (2018) haviam recebido a láurea.
 

A dupla irá dividir igualmente o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,2 milhões). Pela primeira vez desde 1944, a cerimônia presencial de entrega não será realizada, em razão da pandemia de Covid-19. As laureadas receberão as premiações em seus países de origem, por meio de um evento on-line a ser promovido em 10 de dezembro.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região