Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Estudantes - Prêmio CRQ-IV é entregue durante sessão on-line do Plenário no dia 6


Com a participação do presidente do CFQ, evento foi transmitido pelo YouTube 


CRQ-IV

A entrega da edição 2020 do Prêmio CRQ-IV ocorreu durante sessão virtual do Plenário da entidade, realizada dia 6 de outubro. O evento, que foi transmitido pelo canal do Conselho no YouTube, teve a participação do presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho. Com mais de 300 visualizações contabilizadas até o fechamento desta edição, o vídeo com a íntegra do evento está disponível neste link.

 

Fotos: Arquivo
Hans Viertler, presidente do CRQ-IV

Na abertura da sessão, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, explicou que a proibição de eventos envolvendo aglomerações de pessoas, como decorrência da pandemia de Covid-19, foi o que obrigou o Conselho a fazer a entrega virtual da premiação aos estudantes e seus orientadores.
 

Possivelmente também por influência da pandemia, Viertler disse que o concurso deste ano recebeu 17 inscrições, número bem inferior ao registrado em anos anteriores. Do total de inscritos, sete trabalhos disputaram a modalidade Engenharias da Área Química, enquanto seis concorreram em Química de Nível Médio e quatro em Química de Nível Superior.
 

O Prêmio CRQ-IV é aberto a estudantes de cursos técnicos e superiores reconhecidos pelo Conselho Federal de Química. Em que pese estar restrito ao Estado de São Paulo, disse Viertler, trata-se de um dos mais importantes concursos destinados a fomentar a pesquisa entre os estudantes e, ao mesmo tempo, reconhecer e premiar os profissionais que atuam como mentores desses jovens.
 

“Trata-se de uma iniciativa que muito nos orgulha, pois tem estimulado jovens talentos a se aprofundarem em sua jornada pela Química, que talvez seja a Ciência que mais proporciona qualidade de vida para a Humanidade. Nada acontece sem a presença da Química”, salientou.
 

Encarregado de fazer o anúncio oficial dos vencedores, o vice-presidente do Conselho, professor Nelson Bonetto, iniciou seu pronunciamento explicando que os valores (R$ 6 mil para o autor do melhor trabalho em cada modalidade e R$ 4 mil para o respectivo orientador) já haviam sido depositados nas contas bancárias dos contemplados. Os certificados seriam enviados na sequência para os endereços informados pelos participantes e também para suas escolas de origem.
 

Na modalidade Química de Nível Médio, da qual participam estudantes de cursos técnicos, o trabalho vencedor foi produzido pelas alunas Amanda Reimberg Bueno Rodrigues, Iracema Benedita da Silva e Jade Gusmão Silveira El Check Liasere, da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, da capital. Orientadas pelo professor Fabio Rizzo de Aguiar, elas elaboraram o estudo “Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio da reação de transesterificação”.
 

Equipe da ETEC Irmã Agostina: Amanda Rodrigues, Iracema Silva, Jade Liasere e o orientador Fabio Aguiar


Falando em nome do grupo, Amanda Rodrigues disse que a equipe ficou muito feliz por um projeto baseado na Química Verde ter sido contemplado. Ela afirmou também que o reconhecimento dado pelo CRQ-IV “é um incentivo para que continuemos a praticar e divulgar a Química”. Clique aqui para ler a íntegra do discurso da estudante.
 

A Etec – que completou dez anos de atividades – foi representada pelo professor Klauss Engelmann. A instituição possui dois cursos certificados com o Selo de Qualidade CRQ-IV, programa que reconhece os melhores cursos técnicos e superiores de formação na área no Estado de São Paulo (clique aqui para mais detalhes).

  Unifran venceu na modalidade Química de Nível Superior: Lauany Pontes e o orientador Eduardo Nassar

A seguir, Bonetto anunciou que o trabalho vencedor na modalidade Química de Nível Superior foi o produzido por Lauany Mazzon Pontes, da Universidade de Franca (Unifran). Sob a orientação do professor Eduardo Nassar, ela elaborou a pesquisa intitulada “Incorporação de hidroxiapatita em membrana de poliamida”. O discurso de agradecimento foi feito pela Química Katia Jorge Ciuffi, reitora da universidade, que neste ano comemorou 50 anos de fundação. Ciuffi destacou o importante papel que a ciência vem desempenhando no contexto da pandemia de Covid-19. “A pesquisa tem um papel fundamental, especialmente neste momento, onde todas as instituições que desenvolvem pesquisas baseadas em Química estão redirecionando todo o seu conhecimento e esforços para descobrir mais sobre o vírus e desenvolver novas tecnologias”, salientou.
 

O professor Nelson Bonetto agradeceu a participação da reitora Katia e lembrou que esta foi a segunda vez que a Unifran venceu o Prêmio CRQ-IV. A primeira ocorreu há dez anos, com um trabalho assinado pelo então aluno Edimilson Cândido Leonel, sob a orientação do professor Paulo Sérgio Calefi.
 

Jermolovicius: 50 anos de docência e quatro prêmios

 

RECORDISTA – O meio ambiente também foi o foco do trabalho vencedor na modalidade Engenharias da Área Química. Elaborado no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de São Caetano do Sul, pelas alunas Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio, o estudo discutiu a “Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno”. A orientação foi do professor Luiz Alberto Jermolovicius, que estabeleceu em 2020 dois invejáveis marcos em sua carreira: completou meio século de docência e ganhou pela quarta vez o Prêmio CRQ-IV. Alunos sob a sua orientação venceram o concurso, na modalidade Engenharias da Área Química, nos anos de 2009, 2013 e 2016, o que o tornou um recordista no concurso.
 

O veterano mestre foi escolhido pelo grupo para falar durante a premiação. Em seu discurso, Jermolovicius preocupou-se em enfatizar os principais aspectos do estudo elaborado por suas orientadas, reservando apenas a parte final para se despedir de sua consagrada carreira. Segundo afirmou, “pessoalmente, me sinto muito contente por, ao ser aposentado compulsoriamente da Mauá, após meio século de trabalho, o faço recebendo o Prêmio CRQ-IV 2020. O quarto Prêmio CRQ para ser preciso. Agradeço, novamente, ao Conselho, às alunas autoras do projeto, aos alunos colaboradores Alexandre Felipe Pliopas e Larissa Cabral Azevedo Reis e à equipe do Laboratório de Micro-ondas do Instituto Mauá de Tecnologia”, finalizou.
 

Camilla Fernandes, Flávia Nascimento e Vanessa Zocchio, do IMT, ganharam em Engenharias da Área Química

 

Nelson Bonetto, vice-presidente do CRQ-IV

 

O vice-presidente do Conselho, Nelson Bonetto, parabenizou Jermolovicius por mais uma conquista do Prêmio CRQ-IV e o agradeceu por ter dedicado sua carreira a formar centenas de profissionais da Química. Bonetto também agradeceu a participação na sessão virtual do professor José Carlos de Souza Jr., reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.
 

  Oliveira Filho falou diretamente de São Luís/MA

BELA – A fase de premiação foi encerrada com um pronunciamento do presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), professor José de Ribamar Oliveira Filho, que falou diretamente de sua casa, em São Luís, no Maranhão. Ele lembrou que, em 2019, participou presencialmente da cerimônia realizada pelo Conselho paulista para comemorar o Dia do Profissional da Química, que também incluiu a entrega do Prêmio CRQ-IV. A pandemia, disse, é mesmo uma adversidade, mas que trouxe um legado positivo, ou seja, a aceleração da tecnologia e dos processos digitais em todas as áreas, o que ampliou a importância do papel da Química.
 

“Como o próprio Dr. Hans falou, a Química é uma ciência central, que está presente em tudo, o que nos faz conviver com ela 24 horas por dia”. afirmou. Dirigindo-se principalmente aos estudantes, Oliveira Filho disse que “a Química é bela e se tornará ainda mais à medida que vocês, ora premiados, continuarem a trilhar esse caminho de desvendar os mistérios da Química, tornando- a cada vez mais útil para a Humanidade”, finalizou o presidente do Conselho Federal de Química.
 


Plenário cancela a edição de 2021
 

Ao fazer o encerramento da sessão, o presidente Hans Viertler disse que, nos 22 anos de promoção ininterrupta do Prêmio CRQ-IV, foram contemplados quase 150 estudantes e um número semelhante de orientadores. Ao longo das décadas, vem aumentando a participação feminina entre os concorrentes, até que, neste ano, todos os trabalhos vencedores foram produzidos por moças. “Isso demonstra o crescimento do interesse de potenciais pesquisadoras e profissionais pelas Ciências Exatas, o que é muito bom. E, no nosso caso, confirma o slogan “A Química é feminina!”, que usamos já há alguns anos”, disse.
 

A seguir, Viertler lamentou informar que o Plenário do Conselho decidiu não promover a edição 2021 do concurso acadêmico. Segundo ele, a suspensão das aulas a partir de março deste ano, as incertezas sobre como o ano letivo será retomado e o impacto que isso terá na formação dos concluintes dos cursos foram as razões que motivaram a decisão.

 

Viertler explicou que os conselheiros entenderam que as dificuldades enfrentadas por muitos alunos em  acompanharem as aulas on-line e a quase total impossibilidade de acesso aos laboratórios de ensino tornaram impraticável a produção de pesquisas com qualidade suficiente para serem inscritas em uma disputa como o Prêmio CRQ-IV, que busca reconhecer a excelência acadêmica.
 

O presidente do CRQ-IV disse que é preciso aceitar a realidade e aguardar a normalização das atividades escolares. “Se tudo correr como esperamos, voltaremos a promover o prêmio a partir de 2022. Esta é a decisão que nos parece a mais equilibrada”, finalizou.


 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região