Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Revestimento - Tecnologia que repele líquidos pode ajudar a combater contaminações


Produto permite aplicação em máscaras plásticas usadas por profissionais de saúde
 

Arquivo

 

 

 

 

 

 


 


Integrantes do Laboratório de Pesquisa e Aplicações de Engenharia de Polímeros da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) desenvolveram um revestimento capaz de repelir quase todas as substâncias de uma superfície. A inovação facilitará a limpeza dos equipamentos de proteção individual utilizados principalmente por profissionais que atuam na linha de frente do atendimento em saúde, diz Kevin Golovin, professor da Escola de Engenharia da universidade e diretor do laboratório.

As superfícies que podem repelir uma ampla variedade de líquidos são chamadas de onifóbicas, explica Behrooz Khatir, estudante de mestrado e principal autor do estudo. Sob a orientação de Golovin, ele criou uma solução em spray que pode conferir essa propriedade a qualquer superfície, inclusive escudos faciais usados por profissionais de saúde e de outros setores que fazem atendimento presencial do público e que passaram a precisar de equipamentos especiais de proteção para evitar contaminações pelo novo coronavírus.

“Os filmes onifóbicos podem repelir uma ampla variedade de líquidos, mas a aplicabilidade desses revestimentos sempre foi limitada a pastilhas de silício ou vidro liso”, diz Khatir. “Esta nova formulação pode revestir e proteger praticamente qualquer superfície, incluindo metais, papel, cerâmica e até plástico”, salienta.

O revestimento envolve o depósito de uma camada de sílica ultrassuave, semelhante a uma pastilha de silicone. O tratamento dessa camada é feito com um clorosilano altamente reativo, que enxerta cadeias de polidimetilsiloxano na superfície.
 

University of British Columbia
  Kevin Golovin observa o efeito onifóbico do spray numa superfície de teste

Histerese negligenciável dos ângulos de contato (≤1º) para vários líquidos foi alcançada em substratos diferentes. “A histerese dos ângulos de contato era tão baixa que fomos forçados a propor uma técnica de medição alternativa, usando ângulos de inclinação, que reduziu os erros inerentes à goniometria conhecida dos ângulos de contato” salientam os autores do estudo no artigo publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces.

Mesmo sob exposições severas a luz UV, ácidos e altas temperaturas, as superfícies tratadas com o spray mantêm suas qualidades de resistência. Golovin observa que, se danificado, o revestimento poderá ser reparado de maneira simples e por repetidas vezes, restaurando-se totalmente suas propriedades onifóbicas.

“Essa tecnologia tem muitas aplicações, mas atualmente estamos focados em fornecer uma solução que manterá nossos enfermeiros e médicos seguros”, diz Golovin. Esse novo revestimento impedirá que gotículas ou micróbios grudem em um escudo facial, possibilitando sua limpeza apenas com água e sabão, completa o pesquisador.

 

Clique aqui para mais informações.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região