Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - Levy, o primeiro secretário da entidade


O primeiro secretário do CRQ-IV, o bacharel Alfredo Levy, graduou-se em 1942 na sexta turma de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que na época funcionava na Alameda Glette, na capital paulista. Doutorou-se seis anos mais tarde na mesma universidade.

Levy iniciou sua carreira prestando consultoria em diversas áreas da química. Em 1952, ingressou no Instituto Butantã como pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuava no Departamento de Bioquímica e era responsável pelo controle químico da produção do instituto.

Saindo de lá, foi chefiar o laboratório da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra), hoje incorporada à Bunge Alimentos. No estado de São Paulo, a empresa produzia óleos e derivados. Além de chefiar o laboratório da capital, Levy também supervisionava as unidades do interior do Estado.

Em 1957, o profissional deixou a Sanbra e passou a trabalhar no Instituto Pinheiros Produtos Terapêuticos, que chegou a responder por 80% do abastecimento nacional de antitoxinas e vacinas. Permaneceu na empresa até 1963, quando começou a atuar em indústrias automobilísticas. A primeira foi a Willys Overland, fabricante do jipe. Depois vieram a Mercedes Benz e a Ford. Aposentou-se em 1984, quando trabalhava numa empresa fabricante de materiais para fosfatização de óleos.

Mesmo aposentado, continua atuando como consultor, principalmente na área de normas técnicas, além de ser primeiro secretário da diretoria da Associação Brasileira de Tratamento de Superfície.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região