Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho completa 50 anos em 2007


O Conselho Regional de Química – IV Região completará 50 anos de instalação dia 1º de agosto. Várias ações foram programadas para comemorar a data. A primeira delas foi a criação da logomarca ao lado, que durante este ano será aplicada em todos os impressos produzidos pelo Conselho e naqueles que estamparem o nome da entidade. Como ocorreu em 2006, cinqüentenário da Lei 2.800, também será criado um selo postal comemorativo, e lançada uma campanha publicitária para divulgar a profissão e a entidade. Também está prevista a realização de cursos e palestras técnicas gratuitos, bem como a reformulação do site e da Bolsa de Empregos. As próximas edições do Informativo trarão detalhes sobre estes assuntos.

Desenvolvida pela DMAG Comunicação e Estúdio Gráfico, a logomarca do jubileu de ouro apresenta o número 50 sobreposto a uma estrutura atômica estilizada. Quando manipulados pelos profissionais da química, os átomos dão origem aos mais variados produtos: medicamentos, pentes de memória de computadores, tecidos, biocombustíveis, água potável, cosméticos etc. Somente esta pequena relação de produtos já permite entender a importância da química e de seus profissionais na qualidade de vida do ser humano.

O CRQ-IV foi criado pela Resolução Normativa nº 02, do Conselho Federal de Química (CFQ), em 18 de junho de 1957 – exatamente um ano depois da promulgação da Lei 2.800, que estabeleceu o Sistema CFQ/CRQs.

A resolução dividia o País em cinco regiões; a quarta compreendia os estados de São Paulo e Mato Grosso (que ainda não havia sido dividido) e o então território de Rondônia. O CRQ-IV permaneceu responsável pela fiscalização do exercício profissional da química de toda essa área até 1988, quando Rondônia passou a pertencer à 14ª região. Em 1997, o estado do Mato Grosso foi incorporado a então recém-criada 16ª região. A partir daí, o CRQ-IV passou a compreender os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região