Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2007 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Conselho reuniu representantes de cursos


Cerca de 40 professores de nível médio e superior participaram do terceiro encontro de representantes de cursos, realizado dia 22 de março na sede da CRQ-IV. Os representantes são encarregados de orientar os estudantes da área química sobre atuação profissional e intermediar o processo de registro dos formandos no Conselho, recebendo para tanto apoio técnico da Casa. “Vocês são o elo de ligação entre o CRQ-IV e as instituições de ensino”, resumiu o presidente da entidade, Manlio de Augustinis, dirigindo-se aos presentes no encontro.

Durante o evento organizado pela equipe da Gerência de Fiscalização do Conselho, os representantes receberam informações atualizadas sobre o trabalho da entidade e sobre regulamentação profissional. Também ganharam material de apoio para ministrar palestras aos estudantes e esclarecer-lhes dúvidas sobre temas como estágio e responsabilidade técnica.

O Conselho aproveitou a oportunidade para discutir com os professores a necessidade de adequação dos conteúdos oferecido nas matrizes curriculares dos cursos às exigências do mercado. A Bacharel em Química Silvia Mussolini, membro da Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV, ministrou uma palestra sobre o crescimento da indústria e do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza. A técnica falou sobre os conteúdos que precisam ser oferecidos nos cursos da área química para que as empresas encontrem os profissionais de que necessitam e os alunos formados tenham espaço no mercado de trabalho.

Para Mussolini, toxicologia, microbiologia e pesquisa e desenvolvimento estão entre os tópicos que precisam ser tratados com atenção pelas escolas para atender não só as fabricantes de cosméticos, mas várias outras indústrias, entre elas as de alimentos, bebidas, saneantes e tintas. O gerente de fiscalização do CRQ-IV, Wagner Lopes, escolas cujas matrizes curriculares não contemplem os conteúdos mínimos para uma formação consistente poderão ter as atribuições de seus cursos reduzidas. O Conselho se coloca à disposição das escolas que queiram orientação para repensar seus cursos.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região