Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho promoverá minicursos gratuitos em sete cidades


Conforme anunciado na edição passada do Informativo, o Conselho incluiu a realização de minicusos gratuitos na programação de eventos comemorativos do cinqüentenário de criação da entidade. Patrocinados pela Caixa Econômica Federal (CEF), os treinamentos acontecerão nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Campo Grande, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São Paulo.

Com base em pesquisas feitas em eventos semelhantes ocorridos em 2006 e na peculiaridade de cada região, os novos minicursos abordarão três temas técnicos (saneantes, alimentos e instrumentação analítica) e um relacionado à postura pessoal e profissional. Este último destina-se aos que estão procurando uma oportunidade para retornar ou ingressar no mercado.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelos telefones e nos períodos indicados na tabela abaixo. Não serão aceitas reservas de vaga por qualquer outro meio. Cada profissional poderá fazer apenas a sua própria inscrição. Serão abertas 45 vagas para cada minicurso, podendo participar os profissionais e estudantes que estiverem em situação regular no Conselho. Os profissionais que não pagaram a anuidade por estarem desempregados devem ter solicitado previamente a dispensa da obrigação com o envio do formulário disponível na página http://www.crq4.org.br/?p=texto.php&c=dispensa_da_anuidade.

O minicurso "Como vencer o desemprego", terá duração de três horas e meia. Ao ligar, o interessado poderá optar por se inscrever na turma da manhã (das 8h30 às 12h) ou da tarde (das 13h30 às 17h). Os demais minicursos terão cerca de oito horas de duração, sempre com início às 9h.

Veja na tabela a seguir os títulos de cada minicurso, as datas e as cidades que os abrigarão. Abaixo da tabela estão informações complementares sobre como se inscrever e os endereços dos locais onde acontecerão.

Faltosos - A participação será gratuita, mas será mantida a regra que prevê a cobrança de uma taxa de R$ 120,00 daqueles que se inscreverem e não comparecerem sem avisar ao Conselho com pelo menos dois dias de antecedência. Essa condição tem dois objetivos: 1) Evitar que profissionais que ficarem nas possíveis listas de espera sejam impedidos de participar em função de ausências não informadas antecipadamente; 2) Evitar que o patrocínio seja gasto desnecessariamente com a produção de material didático, locação de salas e equipamentos. Nos Encontros Técnicos Regionais promovidos no primeiro semestre 2006, cerca de 20% dos inscritos não apareceram. Com a adoção da taxa no segundo semestre, o índice de faltas foi praticamente zerado. Assim, para evitar problemas, tenha certeza de que poderá participar antes de fazer sua inscrição.
Programação dos minicursos
Tema
Cidade
Data
Inscrições
Telefone
Avisos
Introdução à Tecnologia de Produtos SaneantesClique para obter a apostila (arquivo PDF).
São Paulo/SP
03/05
20 a 25/04
(11) 3061-6025 ou (11) 3061-6040
Todas as vagas foram preenchidas em 23/04.
Campo Grande/MS
12/05
03 a 09/05
(67) 3382-2119
Inscrições encerradas.
Ribeirão Preto/SP
19/05
10 a 16/05
(16) 3333-2401
Todas as vagas foram preenchidas em 11/05.
Campinas/SP
26/05
17 a 23/05
(19) 3512-8638
Todas as vagas foram preenchidas em 17/05.
Como vencer o desempregoClique para obter a apostila (arquivo PDF)
São Paulo/SP
08/05
26/04 a 03/05
(11) 3061-6025 ou  (11) 3061-6040
Todas as vagas  preenchidas em 04/05.
São José dos Campos/SP
10/05
26/04 a 03/05
(11) 3061-6025 ou  (11) 3061-6040
Cancelado por falta 
de interessados.
Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de AlimentosClique para obter a apostila (arquivo PDF).
Araraquara/SP
05/05
20 a 25/04
(16) 3333-2401
Todas as vagas foram preenchidas em 24/04.
São Paulo/SP
16/05
07 a 11/05
(11) 3061-6025 ou  (11) 3061-6040
Todas as vagas foram preenchidas em 07/05, por volta das 10h30.
Técnicas de instrumentação analítica aplicadas à ind. de açúcar e álcoolClique para obter a apostila 1 (arquivo PDF).Clique para obter a apostila 2 (arquivo PDF).
Araçatuba/SP
05/05
20 a 25/04
(16) 3333-2401
Todas as vagas foram preenchidas em 25/04.

 
Informações sobre os minicursos

Introdução à tecnologia de produtos saneantes - Será ministrado pelo Químico Industrial Ubiracir Fernandes Lima Filho, coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em tecnologia de produtos saneantes (promovido pela ABAS com apoio da Anvisa e do CRQ-IV). Até dezembro de 2006, atuava como assessor técnico da Gerência Geral de Saneantes da Anvisa, em Brasília. Doutorando em Vigilância Sanitária pela Fiocruz, ele coordenou, entre outros trabalhos, a equipe responsável pela implantação do Guia para Estudos de Estabilidade de Produtos Saneantes da agência reguladora federal.

Tópicos do curso:
  1. Boas Práticas de Fabricação (matéria-prima adequada e equipamentos para manipulação).
  2. Garantia da Qualidade (Procedimento Operacional Padrão e Determinação do prazo de validade).
  3. Controle da Qualidade (requisitos para o desenvolvimento de metodologias analíticas e validação de metodologias analíticas).
  4. Legislação Básica para Registro (produtos de limpeza e afins, produtos com ação antimicrobiana e desinfestantes)
Como vencer o desemprego - A ser ministrado pela psicóloga Vanessa Maria Almeida, que possui pós-graduações nas áreas de psicologia organizacional, técnicas de psicodiagnóstico e metodologia de ensino. Com 25 anos de experiência em psicologia clínica e corporativa, desenvolveu trabalhos para empresas como TAM, Dupont e Dow Brasil.

Tópicos do curso:
  1. Vivenciamento de técnicas de como enfrentar o medo e a insegurança.
  2. Identificação das características pessoais que estão exigindo maior desenvolvimento e crescimento profissional.
  3. Como perceber o perfil da vaga e melhor se identificar com ela.
  4. Como se preparar para uma seleção.
  5. Como se posicionar bem em uma entrevista.
  6. Como tirar proveito de um processo seletivo para seu crescimento profissional.
Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos - Estará sob a responsabilidade da Química Industrial e Bióloga especializada em microbiologia Marisa Terezinha Bertozo Silva, que tem mais de 27 anos de atuação nas áreas de qualidade industrial e produção de empresas alimentícias. Possui sólida experiência na implementação de programas de qualidade como: GMP, APPCC, ISO 9000, 5S, Qualificação Industrial, CEP. Também atua no desenvolvimento e implementação de auditorias internas e em fornecedores de insumos para a indústria alimentícia, química e farmacêutica. É facilitadora do Programa Alimentos Seguros (PAS) do SEBRAE/SENAI e diretora da D&M Consultoria e Desenvolvimento.

Tópicos do curso:
  1. Legislação pertinente (MS-ANVISA e MAPA).
  2. Boas Práticas de Fabricação.
  3. Higiene alimentar, pessoal e ambiental.
  4. Noções de microbiologia de alimentos.
  5. Limpeza e sanitização.
  6. PPHO – Procedimento Padrão de Higiene Operacional (Res. Nº 10).
  7. POP – Procedimento Operacional Padrão (RDC N0 275).
Técnicas de instrumentação analítica aplicadas à ind. de açúcar e álcool - Será ministrado pelo Engenheiro de Produção formado pela FEI/SP Thiago Fatobene, especialista em espectroscopia molecular, e pelo Químico formado pelo IQ/USP Romão Beserra Júnior, especialista em GC/GCMS-ICP/ICPMS, ambos da
PerkinElmer do Brasil, uma das mais importantes fornecedoras de equipamentos para instrumentação analítica do mundo.

Tópicos do curso:
  1. Introdução (visão geral das aplicações da química analítica na indústria de açúcar e álcool, regulamentações e normas.
  2. Técnicas para análises de compostos inorgânicos (espectrometria de absorção atômica e espectrometria de emissão por plasma).
  3. Técnicas para análises de compostos orgânicos (cromatografia a gás, espectroscopia no infra-vermelho (FTIR-NIR) e polarimetria).
  4. Desenvolvimento de metodologias analíticas.

 
Notas importantes sobre as inscrições:
  • O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, exclusivamente nos horários abaixo e respeitados os períodos indicados na tabela:
Minicursos em São Paulo e São José dos Campos - das 9h30 às 15h.

Minicursos nas demais cidades - das 9h às 12h e das 13h às 16h.
  • Profissionais residentes em cidades diferentes daquelas onde serão realizados os minicuros poderão se inscrever sem qualquer restrição, desde que estejam em situação regular no Conselho.
  • Para o minicurso "Como vencer o desemprego" será dada prioridade aos profissionais desempregados e aos estudantes que estão em busca de estágio. Os demais interessados poderão se inscrever, mas ficarão numa lista de espera.
  • As inscrições estarão abertas enquanto existirem vagas disponíveis. Em anos anteriores, as inscrições para muitas palestras e cursos foram encerradas poucas horas após terem sido abertas.
Locais onde ocorrerão os minicursos:
  • Araçatuba - Mariá Plaza Hotel - Rua Anhanguera, 3.909, Jardim Nova Iorque, telefone (018) 2103-4000. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
     
  • Araraquara - Hotel Shelton Inn - Rua Miguel Cortez, 35 - Vila Suconasa, próximo da rodoviária, telefone (16) 3322-0058. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante.Clique para o ver o mapa.
     
  • Campinas - Hotel Nacional Inn - Av. Benedito de Campos, 35 - Jardim do Trevo, telefone (19) 3273-0700. Na entrada da cidade, distante cinco minutos do centro e do aeroporto Viracopos. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante.Clique para o ver o mapa.
  • Campo Grande - Hote Vale Verde - Av. Afonso
    Pena, 106, telefone (67) 3041-3355, Amambaí, próximo ao Círculo Militar. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
     
  • Ribeirão Preto - Hotel Shelton Inn - Rua Coronel Luiz da Cunha, 404 - Vila Tibério, telefone (16) 3610-1500. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
     
  • São José dos Campos - Hotel Shelton Inn - Av. João Guilhermino, 287, Centro, telefone (12) 3941-8588. Havendo vagas, o estacionamento será por conta do participante. Clique para ver o mapa.
     
  • São Paulo - Sede do CRQ-IV - Rua Oscar Freire, 2.039, Pinheiros, telefone (11) 3061-6017. Este trecho fica entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio. O prédio está a duas quadras da estação Sumaré do Metrô. O estacionamento terá 20 vagas disponíveis.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região