Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Investigação resulta em convocação de responsáveis técnicos


Os respectivos responsáveis técnicos (RTs) por duas empresas foram convocados a prestar esclarecimentos ao CRQ-IV em virtude de uma investigação que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) vem conduzindo para apurar irregularidades na confecção de rótulos e de Fichas de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs). Vistorias feitas nas empresas pelo Conselho, a pedido do MP, constataram falhas na produção daqueles documentos, o que pode representar riscos aos usuários. Ambos receberam prazos para adequá-los às exigências legais.

Depois de ser procurado pelo MP, o Conselho designou uma equipe de fiscais para vistoriar as empresas.Com a colaboração da Engenheira Química Glória Benazzi, integrante da Comissão de Meio Ambiente do Conselho, os técnicos verificaram que os rótulos e as FISPQs estavam em desacordo com as normas. Os problemas foram reportados ao MP, que poderá abrir processos tanto contra as empresas quanto contra seus RTs.

Uma das empresas é fabricante de produtos químicos. Lá, a equipe do CRQ-IV constatou que os rótulos foram elaborados com base na legislação para transporte, deixando de apresentar informações como a composição do produto, finalidade e instruções de uso. No que diz respeito às FISPQs, foram encontrados dados incorretos.

Os profissionais da área química, especialmente os RTs, devem estar atentos às normas que disciplinam a elaboração de rótulos e FISPQs. Se não o fizer, o RT poderá responder a um processo por infração ao Código de Ética, que prevê pena de suspensão, por até um ano, do exercício da profissão.

Esclarecimentos da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV

O gerente de fiscalização do CRQ-IV, Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, esclarece que a Responsabilidade Técnica não se restringe à qualidade do produto, mas envolve também:  
  • as decisões relacionadas ao meio ambiente;
  • o assessoramento técnico quanto ao uso do produto;
  • a estocagem;
  • a rotulagem do produto;
  • a elaboração da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ);
  • o transporte do produto.
É dever do Responsável Técnico assegurar que as informações constantes da rotulagem relativa ao uso, manuseio e segurança do produto estejam em conformidade com a legislação. No que se refere à FISPQ, também é de sua competência orientar sua elaboração, em conformidade com o disposto na NBR 14.725, zelando para que sejam disponibilizadas todas as informações de segurança necessárias ao correto uso, manuseio e estocagem do produto. “É fundamental que cada profissional, antes de assumir a responsabilidade técnica, leia atentamente as instruções contidas no manual publicado pelo CRQ-IV. Lamentavelmente, muitos não tomam o cuidado de avaliar se poderão desempenhar essa função por desconhecer sua abrangência”, observa o gerente da fiscalização.

Ao Responsável Técnico que se encontra em situação semelhante aos casos noticiados pelo Informativo, Lopes adverte: “O profissional deve analisar os rótulos e as FISPQs de cada um dos produtos pelos quais responde tecnicamente e determinar, por escrito, as correções necessárias. Vale lembrar que, em caso de acidente por falta de informação ou por orientação indevida, o profissional pode responder a processo ético perante o CRQ-IV, independentemente de qualquer ação judicial”.

Clique aqui para obter o Manual de Responsabilidade Técnica.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região