Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho discute enquadramento de águas subterrâneas


O CRQ-IV vem participando, em Brasília, das discussões do Grupo de Trabalho - Classificação e Diretrizes Ambientais para o Enquadramento das Águas Subterrâneas, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A entidade, a única da área química com participação no grupo, está representada pelo Engenheiro Químico José Antonio Monteiro Ferreira, integrante da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV.

O último encontro do GT ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, no qual foram discutidos parâmetros a serem analisados na caracterização de águas subterrâneas. Antes daquele encontro, o CRQ-IV enviou ofício ao diretor do Conama, Nilo Sérgio de Melo Diniz, sugerindo a inclusão de parâmetros inorgânicos (cálcio, magnésio, hidróxidos, carbonatos sulfatos, sílica e bromo) que, embora possuam limite de tolerância alta para a saúde humana e animal, podem apresentar problemas para irrigação e recreação, como incrustações, corrosão e conseqüente risco de explosão de equipamentos térmicos, como piscinas aquecidas.

O cloreto de metila foi o parâmetro orgânico sugerido pela entidade, uma vez que pode ser originado da cloração de efluentes anaeróbicos, como reatores, fossas etc. Clique aqui para obter cópia do ofício. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região