Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Selo de qualidade é apresentado a representantes de escolas técnicas


O Projeto Selo de Qualidade, que tem por objetivo reconhecer e divulgar as escolas que formam bons técnicos de nível médio, foi apresentado dia 26 de junho pela Câmara Técnica de Ensino Médio do CRQ-IV a diretores e coordenadores de cursos de nove escolas da capital e interior de São Paulo. Estas já estão participando da fase que se destina a aperfeiçoar o programa. O lançamento oficial desta iniciativa será dia 11 de agosto, durante a cerimônia que comemorará os 50 anos de instalação do Conselho.

Ao fazer a abertura daquela reunião, o Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do Conselho, disse que a entidade está preocupada em estabelecer mecanismos que assegurem a qualidade da formação dos futuros profissionais da química. Por isso, após o Fórum de Ensino Técnico que promoveu em 2004, foi decidida a criação de um instrumento que estimulasse as escolas a aprimorarem seus cursos e mostrasse à sociedade quais as instituições que estão comprometidas com a qualidade de ensino. Nascia ali a idéia de instituir um Selo de Qualidade. “A nossa preocupação não é só com o nível médio. Começaremos por ele, mas pretendemos levar o Selo também nos cursos de nível superior”, ressaltou Augustinis.

A Câmara Técnica de Ensino Médio trabalhou por mais dois anos até chegar aos critérios de avaliação pelos quais as escolas terão de passar para obter o selo. Os parâmetros foram definidos após estudos de vários métodos, inclusive o do Ministério da Educação. Imediatamente após a sua apresentação, o projeto começou a ser testado em escala piloto nas instituições em que atuam os membros da Câmara Técnica: Colégio Alem (Rio Claro), Colégio Ateneu Santista (Santos), Escola Técnica de Química de Luiz Antônio (Luiz Antônio), ETE Conselheiro Antônio Prado (Etecap - Campinas) e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – Fiec (Indaiatuba). A equipe quis que o projeto também fosse submetido a escolas que não participaram de sua elaboração. Assim, também estão testando os critérios de avaliação: a ETE Trajano Camargo (Limeira), a Escola Técnica Oswaldo Cruz (São Paulo), o Senai Luiz Simon (Jacareí) e o Senai Mário Amato (São Bernardo do Campo).

Para a assessora técnica do CRQ-IV Ligia Maria Sendas Rocha, que participou da elaboração do projeto, a opinião das escolas será fundamental para os ajustes finais. A previsão é de que todas as instituições de ensino possam se candidatar a receber o Selo de Qualidade já em 2008.

Uma vez que o Conselho não tem competência legal para interferir nas escolas, o Selo de Qualidade não será obrigatório. O conselheiro Paulo César de Oliveira, membro da Comissão de Ensino Técnico e diretor da Etecap, explicou que a proposta do selo é gerar uma competição positiva entre as escolas: a concorrência pela qualidade. Os nomes das instituições que obtiverem o Selo serão divulgados em todas as mídias editadas pelo CRQ-IV, o que servirá de estímulo (e alerta) para que os estudantes optem pelas melhores instituições. Por sua vez, as próprias escolas poderão usar a conquista do Selo de Qualidade com um diferencial em suas estratégias de marketing.

Como funcionará – Quando a fase de testes terminar e os subsídios colhidos forem aplicados na formatação do projeto – o que deverá ocorrer até o final deste ano –, o Conselho disponibilizará em seu site um documento com os parâmetros a serem analisados para a concessão do Selo de Qualidade. As escolas interessadas em obtê-lo deverão se utilizar do documento para fazer uma auto-avaliação, atribuindo-se conceitos de 1 a 5. Esta auto-avaliação lhes dará a oportunidade de identificar e corrigir previamente os pontos que estejam em desacordo com os padrões definidos pelo Conselho. Isso permitirá que se candidatem ao selo somente quando se julgarem aptas a obtê-lo.

Quando superarem aquela etapa, as instituições de ensino encaminharão ao CRQ-IV sua auto-avaliação, acrescida dos documentos que a embasem. O Conselho nomeará uma Comissão Central de Qualificação (CCQ) para avaliar o material enviado. Em seguida, representantes da CCQ farão uma auditoria nas instalações das escolas. Se em qualquer momento do processo forem identificados problemas que impeçam a instituição de receber o selo, a CCQ fornecerá todas as orientações necessárias para corrigi-los.

Ao fazer a apresentação do projeto, o conselheiro Paulo César de Oliveira explicou que os onze itens a serem avaliados foram agrupados em três categorias: (1) Organização didático-pedagógica, (2) Corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo e (3) Instalações físicas. No primeiro item, serão analisados, por exemplo, o projeto pedagógico, a flexibilidade do currículo e os mecanismos de acompanhamento de atividades práticas e estágios, além da formação, experiência e dedicação do coordenador do curso. No que diz respeito à equipe da instituição de ensino, não será considerada apenas a titulação e experiência dos professores, mas também a qualificação dos funcionários técnico-administrativos e os mecanismos criados para nivelamento dos alunos. No grupo instalações físicas, os auditores não observarão apenas a estrutura de ambientes como o laboratório e a biblioteca, mas também a sua efetiva utilização. O projeto ainda prevê avaliações feitas pelos ex-alunos e pelas empresas que os empregam.

A CCQ atribuirá conceitos que variam de 1 a 5 para cada um dos 11 itens avaliados. Para receber o selo, as escolas não poderão ter nenhum conceito 1 e seu aproveitamento mínimo deverá ser de 80%. Importante destacar que o selo será conferido por curso e não por escola. Assim, instituições que oferecem mais do que uma formação na área química poderão receber o selo para apenas algumas delas.

As escolas que obtiverem o Selo de Qualidade serão periodicamente reavaliadas e poderão perdê-lo se deixarem de atender às exigências do programa.
 
 Professores apóiam a iniciativa

Na opinião do diretor do Senai de Jacareí, Domingos Gonçalves da Costa Neto, a proposta de avaliação de cursos do CRQ-IV é coerente e está alinhada com certificados de qualidade reconhecidos, com os do Sistema ISO. “Nossa escola já é candidata”, adianta.

O coordenador do curso de Técnico em Química das Faculdades Oswaldo Cruz, Laércio Marques Machado, aprovou a auto-avaliação proposta pelo CRQ-IV como primeiro passo para a solicitação do selo de qualidade. “Isso vai fazer com que nós mesmos lancemos um olhar crítico sobre os nossos cursos”, opinou. O professor diz que a iniciativa também tem como mérito a criação de um referencial para que o público saiba quais escolas estão comprometidas com a boa formação do Profissional da Química.

A diretora do Senai Mário Amato, Silvia Helena Carabolante, acredita que o Selo de Qualidade fará com que as escolas invistam constantemente em melhorias, uma vez que passarão por avaliações periódicas para mantê-lo. Para ela, o investimento em infra-estrutura e na qualificação do corpo docente será o principal desafio para os que quiserem obter e manter seus cursos com reconhecimento de excelência pelo Conselho.

Na opinião da diretora do Colégio Ateneu Santista, Edna Regina da Silva, o Selo de Qualidade CRQ-IV será um reconhecimento para as escolas que investem na qualidade da formação de seus alunos, além de ser uma maneira de desestimular o surgimento de cursos que não tenham tal comprometimento. “Isso é importante principalmente na área química em que um pequeno deslize do técnico pode ser fatal”, ressalta.

Artigo relacionado:

Baixe o manual para obtenção do Selo de Qualidade e o Guia para montagem de laboratório escolar.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região