Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho promoverá oficina pedagógica para professores


A Comissão de Divulgação do CRQ-IV promoverá, na última semana de outubro, uma oficina pedagógica destinada a professores que ministram aulas de Química no ensino médio. Com o título "Livros Didáticos de Química", a iniciativa colocará em discussão o modo como os vários autores tratam o mesmo tema. O objetivo é identificar as metodologias mais adequadas para a realidade dos alunos.

Ainda em fase piloto, foram convidados para participar do projeto professores de três diretorias de ensino da cidade de São Paulo (Norte 1, 2 e 3). A oficina acontecerá na sede do Conselho e terá 12 horas de duração, divididas em três dias. Os encontros serão coordenados pelos professores Silvio Prada e Luciana Lellis, ambos do Unifieo, de Osasco, e membros da Comissão de Divulgação do CRQ-IV.

Mestre em Ensino de Ciências, Luciana Lellis avalia que, por diferentes razões, muitos professores conhecem apenas os livros didáticos que lhes são enviados pelas editoras. Deixam, assim, de ter acesso a materiais alternativos, como os produzidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Química da USP – Gepeq. Mesmo quando os livros chegam às suas mãos, os professores acabam deixando de fazer uma avaliação com os colegas. A proposta da oficina é justamente criar uma oportunidade para que eles se reúnam e avaliem os materiais que melhor se encaixem na realidade de seus alunos.

Foram selecionados quatro livros para o trabalho: Interações e Transformações I e II (Gepeq), Química e Sociedade (Santos e Mol – Pequis/UnB), Química para o Ensino Médio (Mortimer e Machado) e Química na abordagem do cotidiano 1 e 2 (Tito e Canto). Este último tem abordagem tradicional e é um dos mais adotados. Os demais são considerados alternativos por apresentarem metodologias diferentes e que facilitam a aprendizagem. Serão trabalhados os capítulos que tratam de estequiometria e oxirredução.

A oficina promoverá uma discussão destinada a levantar os principais problemas enfrentados por professores e alunos no ensino e aprendizagem da Química. Os Parâmetros Curriculares Nacionais também serão abordados. A expectativa dos organizadores é que o evento seja capaz de proporcionar aos professores instrumentos que possam ser aplicados no aprimoramento de suas aulas.

Avaliação - Depois dessa primeira experiência, será feita uma avaliação dos resultados e, possivelmente, abertas novas turmas. Paralelamente, a comissão já está elaborando um segundo curso para professores de Química do ensino médio e que terá como foco a preparação de aulas práticas. Ainda não há data para sua realização.

A Comissão de Divulgação do CRQ-IV atua para difundir os benefícios da ciência e da tecnologia química. A criação das oficinas pedagógicas para professores faz parte de um trabalho do grupo que visa tornar mais interessantes as aulas de Química no nível médio, de modo que elas transmitam melhor a relação dessa ciência com o dia-a-dia dos estudantes.

A Comissão de Divulgação foi responsável pela criação da seção QuímicaViva, seção do site do CRQ-IV que publica artigos em linguagem simples, destinados a explicar ao público em geral os benefícios proporcionados pela Química, bem como os campos de atuação dos profissionais da área.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região