Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comissão apresenta guia para montagem de laboratório


Juntamente com o Projeto Selo de Qualidade para cursos técnicos, o Conselho lançou o Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação, em 11 de agosto, durante cerimônia de comemoração de seu cinqüentenário. Produzido pela Comissão de Ensino Técnico da entidade, ele está disponível para download. Clique aqui para obter uma cópia.

Freqüentemente, escolas procuravam o CRQ-IV em busca de informações sobre a montagem de laboratórios para realização de aulas práticas. "Na ânsia de responder a essas instituições, constatamos carência de material, de normas e de especificações para laboratórios voltados ao ensino de química", lembrou o conselheiro Paulo César A. de Oliveira, um dos coordenadores da comissão que produziu o Guia. Diante da falta de publicações específicas, a comissão se dispôs a elaborar um documento que atendesse a tais necessidades.

O trabalho foi embasado em normas da ABNT, do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde, além da experiência dos profissionais que a ele se dedicaram. O Guia traz orientações sobre a construção (piso, portas, janelas), instalações (elétrica, hidráulica, mobiliário, proteção contra incêndio), segurança (sinalização, equipamentos e saídas de emergência), armazenagem, descarte de resíduos e as boas práticas laboratoriais.

A publicação também apresenta uma relação dos equipamentos necessários para que o laboratório tenha a estrutura mínima para funcionar. Traz, ainda, tabelas que mostram, por exemplo, as propriedades físico-químicas de alguns solventes, os agentes de secagem para compostos orgânicos, a lista de incompatibilidade de produtos e reações provocadas, as substâncias que reagem com a água etc.

A segurança é um tema abordado em todos os capítulos do Guia: desde as recomendações sobre piso até o manuseio dos equipamentos. Para o Bacharel em Química Antônio Verga Filho, consultor para a área de segurança em laboratório e que participou da revisão técnica do Guia, essa preocupação se justifica pelo agrupamento de pessoas no laboratório de ensino. Soma-se a isso o fato de que não se tem, nesses ambientes, apenas profissionais treinados como numa indústria, mas pessoas em fase de aprendizagem.

Para Verga, o principal problema dos laboratórios de ensino são as instalações montadas em desacordo com as especificações técnicas, o que muitas vezes ocorre por falta de fontes de consulta. "Por isso, esse material do CRQ-IV é importante", salienta. Ele destaca que o Guia indica as principais leis e normas que, embora não tratem especificamente de laboratórios de ensino, devem ser atendidas.

Verga alerta os professores responsáveis pelas disciplinas ministradas em laboratório para um dado estatístico preocupante: 80% dos acidentes no local ocorrem por causa de comportamentos inadequados. Assim, além de terem disponibilizada uma infra-estrutura segura, os estudantes precisam ser conscientizados pelos professores sobre a necessidade de atenção total no laboratório. O Guia produzido pelo CRQ-IV também faz essa advertência: "[Os alunos] devem ser orientados a não fazerem brincadeiras nas dependências do laboratório e a não realizarem experimentos não-autorizados pelo professor".

O Guia de Laboratório para o Ensino de Química integra o Projeto Selo de Qualidade e poderá ser usado como material de apoio para que as escolas interessadas em obter a certificação possam avaliar suas instalações. A Comissão de Ensino Técnico observa que a publicação não é definitiva e poderá ser atualizada sempre que novas contribuições forem enviadas ou à medida que surgirem novas normas técnicas relacionadas ao assunto. Por essa razão, é importante que os responsáveis técnicos e os professores que ministram aulas em laboratório façam visitas periódicas ao site do CRQ-IV para verificar possíveis atualizações.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região