Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Profissionais comemoraram os 50 anos do Conselho


 
Com patrocínio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Conselho Regional de Química IV Região realizou dia 11 de agosto a cerimônia que comemorou os 50 anos de sua existência. A entidade foi oficialmente instalada em 01 de agosto de 1957, numa reunião realizada na antiga sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), comandada pelo Engenheiro Químico Walter Borzani, então delegado do Conselho Federal de Química.
 
A cerimônia ocorreu na sede do Conselho, na capital paulista, e teve a presença de aproximadamente 300 pessoas. Todos os ex-conselheiros foram convidados e aqueles que compareceram foram homenageados. Também houve uma homenagem especial aos profissionais com registros mais antigos e aos representantes da Luminar Tintas, primeira empresa a se registrar no CRQ-IV.
 
A cerimônia ainda comemorou o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho. O Conselho fez, ainda, a entrega dos prêmios Fritz Feigl e CRQ-IV. Veja abaixo fotos dos principais momentos.
 CRQ-IV celebra seus 50 anos de instalação
 
O CRQ-IV realizou dia 11 de agosto a cerimônia de comemoração de seu cinqüentenário. No mesmo evento, o Conselho celebrou o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho, e entregou os Prêmios CRQ-IV e Fritz Feigl 2007. A entidade também lançou um selo postal comemorativo de seus 50 anos. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, que foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Na oportunidade a Comissão de Ensino Técnico do Conselho lançou o Projeto Selo de Qualidade para escola técnicas e o "Guia Orientativo para Instalação, Montagem e Operação de Laboratórios para o Ensino de Química". Veja, abaixo, algumas imagens da cerimônia. 

 
 
No auditório de sua sede, CRQ-IV recebe representantes de diversas entidades e instituições de ensino da área química para celebrar os 50 anos de instalação, o Dia do Profissional da Química e a entrega dos Prêmios CRQ-IV e Fritz Feigl.
Na abertura da cerimônia, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, enumerou as ações desenvolvidas pelo Conselho ao longo de seus 50 anos em benefício dos profissionais e das indústrias da área química. Destacou também as iniciativas mais recentes, entre elas a realização de minicursos e a abertura de postos de atendimento no Interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Dois dias depois da cerimônia, entraram em funcionamento os escritórios de Araçatuba e Ribeirão Preto.






 
Lançamento do selo e carimbo postais comemorativos
 
 Ao lado do gerente da região operacional Oeste dos Correios, João Bosco de Moraes, o presidente do CRQ-IV usa o carimbo. À direita, o selo postal produzido para celebrar a data.
Homenagens a quem participou da História do CRQ-IV
Na cerimônia de 11 de agosto, o CRQ-IV homenageou, com entrega de troféus, profissionais e empresas que ajudaram a construir sua história. Ao lado, o primeiro diretor-secretário da entidade, Alfredo Levy. Abaixo, à esquerda, o Bacharel em Química Marcos Vinícius Ribeiro, diretor-técnico da Luminar Tintas, antiga Irmãos Franceschi, que foi a primeira empresa a se registrar no Conselho. À direita, os funcionários José Antônio Sacco e Teresa Murazawa. Ele, gerente de digitalização e atendimento, tem 40 anos de Casa; ela, assistente da diretoria, 33. Todos receberam os troféus das mãos do presidente, Manlio de Augustinis.
 
Lançamento Projeto Selo de Qualidade Cursos Técnicos da Área Química
O Conselheiro Paulo Cesar de Oliveira (foto), membro da Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, apresentou o Projeto Selo de Qualidade para cursos de nível médio da área química. Além do Selo de Qualidade, foi lançado oficialmente na cerimônia o guia orientativo para Instalação, Montagem e Operação de Laboratórios para o Ensino de Química, criado justamente para servir de suporte às escolas candidatas ao selo. Acima, à esquerda, a capa do guia orientativo e a logomarca do Selo de Qualidade.
Homenagem aos profissionais com registro mais antigo
 
Tal como tem feito todos os anos na comemoração do Dia do Profissional da Química, o CRQ-IV entregou placas de honra ao mérito aos profissionais com registro mais antigo que ainda não haviam recebido a homenagem. As fotos mostram o vice-presidente do Conselho, Hans Viertler, entregando o prêmio para: (1) o Técnico Químico Ênio Sebatião Turri; (2) o Químico Industrial Elias Schenker; (3) Antônio José da Conceição, representando o Engenheiro Químico Hélio Engênio Sacchi. O Bacharel em Química Eidiomar Angelucci não pôde comparecer à cerimônia, mas também receberá placa de honra mérito.
Olimpíada de Química 2007
Como tradicionalmente ocorre, o prêmio da Olimpíada de Química foi entregue durante a cerimônia realizada pelo CRQ-IV. O estudante Luis Henrique Simões recebeu a placa de honra ao mérito das mãos do vice-presidente do Conselho e diretor do IQ/USP, Hans Viertler.
Concurso aberto a estudantes de cursos de nível médio e superior da área química
 
Química de Nível Médio - O Superintendente do CRQ-IV, José Glauco Grandi, entregou os certificados para o orientador do trabalho vencedor, Ricardo Gibo (à esquerda), e o representante do grupo de alunos do Senai Mário Amato que o desenvolveu, Édino Alves Martins.
 
Química de Nível Superior - A professora da Unicamp Cláudia Longo e sua aluna Ana Carolina Fadel Dalsin, autoras do trabalho vencedor nesta categoria. A aluna Letícia Marques Peron, da mesma instituição de ensino, também participou da pesquisa.
 
Química de Nível Superior com Tecnologia - Do IQ/USP, a professora Denise Petri e seu orientando Rubens Araújo da Silva, cujo trabalho foi o vencedor da categoria Química Tecnológica.
 
Engenharia da Área Química - A orientadora Sônia Malmonge e a aluna Vanessa Machado, da Unimep / Piracicaba, foram as ganhadoras da categoria Engenharia da Área Química.
Prêmio Fritz Feigl
 
A edição 2007 do Prêmio Fritz Feigl foi disputada por profissionais das áreas de ensino e pesquisa. O professor Matthieu Tubino, do Instituto de Química da Unicamp, foi o ganhador do prêmio, o maior do país na área. Além do certificado exibido na foto ao lado, ele recebeu um troféu e R$ 40 mil livres de impostos.
 Conheça a História do CRQ-IV lendo as edições janeiro/fevereiro, março/abril e maio/junho de 2007 do Informativo. Clique aqui para acessá-las.  
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região