Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Plásticos: indústrias criam programa para uso de sacolas


 
A indústria do plástico desenvolveu o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. O lançamento aconteceu dia 6 de dezembro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, juntamente com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Uso Responsável de Embalagens Plásticas, composta por 51 deputados.

Segundo o Engenheiro Químico Francisco de Assis Esmeraldo, presidente do Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos (Plastivida), o primeiro objetivo do programa é promover a melhoria da qualidade das sacolas plásticas usadas no varejo, visando à redução da prática de "reforçar" a embalagem. "Nos últimos dez anos, o peso suportado pelas sacolinhas caiu 50%", conta Esmeraldo. Isso faz com que, hoje, seja necessário usar duas ou três sacolas para transportar produtos mais pesados como garrafas e caixas de leite. A idéia do programa é estimular a adequação das sacolas ao padrão de qualidade estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 14937:2005. No lançamento do programa, representantes dos fabricantes de sacolas e de supermercados assinaram um protocolo de intenções, comprometendo-se a fabricar produtos que obedeçam à norma. O documento foi assinado pelas associações brasileira e paulista de supermercados (ABRAS e APAS), pela Associação Brasileira de Embalagens Flexíveis (Abief), pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e o próprio Plastivida, de acordo com Esmeraldo.

O programa também pretende promover campanhas para estimular o reúso das sacolas plásticas. Acondicionar o lixo e proteger sapatos e cosméticos em malas de viagem são apenas algumas das formas de reaproveitamento das embalagens disponíveis no mercado. Segundo o presidente da Abiplast, Merheg Cachum, existem muitos outros. "É só imaginar tudo o que você pode por numa sacola", explica.

O estimulo à reciclagem também faz parte dos objetivos do programa. De acordo com o presidente do Plastivida, entidade que tem como um de seus objetivos promover a utilização ambientalmente correta dos plásticos, o índice de ociosidade das indústrias de reciclagem de plásticos chega a 40% da capacidade de processamento. "Falta coleta seletiva, que é o nosso grande gargalo", constata Esmeraldo.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de São Paulo lançou a campanha "Eu não sou de plástico", pedindo à população que, ao invés de utilizar as sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados, passasse a ir a tais estabelecimentos com bolsas de materiais não-descartáveis, como tecidos. Na opinião do presidente do Plastivida, ao propor que as pessoas carreguem consigo suas próprias sacolas, é preciso levar em consideração que a maioria delas faz suas compras a pé ou utilizando o serviço público de transportes, aproveitando ocasiões como a saída do trabalho. Ele ressalva, contudo, que a campanha teve o mérito de alertar a população para não usar desnecessariamente as sacolas descartáveis.

Além do Plastivida, participam do programa: a Abiplast, a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) e o Instituto Nacional do Plástico (INP).

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região