Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

GHS: grupo discute proteção de segredo industrial


A implantação do GHS pretende conferir mais segurança à manipulação das substâncias químicas, especialmente no que diz respeito à saúde do trabalhador e à preservação do meio ambiente. Para tanto, o sistema determina que estejam disponíveis aos usuários informações sobre os riscos e o conteúdo dos produtos. Contudo, divulgar o que eles contêm pode implicar tornar públicos segredos industriais que garantem sua competitividade, fruto, muitas vezes, de um longo período de investimentos em pesquisas. Como resolver esse impasse?

Para discutir a questão, foi criado um subgrupo do GT-GHS-Brasil, que, desde 2006, reúne-se mensalmente na sede do CRQ-IV. "A nossa proposta é proteger toda e qualquer informação confidencial", diz o coordenador da equipe, o advogado José Antônio Galves, integrante do Subcomitê de Especialistas do GHS das Nações Unidas. Ele explica que a maior preocupação são os dados que não estão ou não podem ser patenteados. Para o advogado, sem garantir que essas informações possam ser mantidas em sigilo, os investimento em pesquisas serão desestimulados.

Galves ressalta, contudo, que essa proteção não pode prejudicar o uso seguro do produto. "A questão básica é aliar os interesses de proteção da informação confidencial com as medidas de segurança", pondera. O GHS limita o sigilo à identificação do componente e à sua concentração. Os perigos oferecidos pelos produtos, os cuidados em sua utilização, primeiros socorros e formas de tratamento sempre deverão ser divulgados por meio da Fispq e do rótulo do produto. Se houver informação confidencial retida, tal fato deverá constar nessas duas formas de comunicação.

Atendendo ao que determina o GHS, a proposta que está sendo elaborada pelo subgrupo prevê que as informações consideradas confidenciais podem vir a ser divulgadas, se o órgão que regulamenta o produto em questão entender que elas são essenciais para a proteção da saúde dos usuários e do meio ambiente. Porém, quando se chegar à essa conclusão, a empresa deverá ser comunicada para se manifestar e apresentar argumentos contrários, se desejar.

Segundo Galves, há a intenção de propor ao GT-GHS-Brasil que a regulamentação sobre a informação confidencial dos produtos químicos perigosos seja estendida para outros segmentos industriais. Outra proposta é a criação de um Banco de Dados sobre os produtos químicos, mantido pelas indústrias, para atendimento ininterrupto a situações de emergência envolvendo seu manuseio.

Os trabalhos do subgrupo Segredo Industrial continuarão durante o ano de 2008. Empresas e entidades ligadas à área com interesse em participar podem enviar uma solicitação por e-mail ao coordenador, José Antônio Galves (galves@jagalves.com ). O pedido será analisado pelo subgrupo

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região