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Mar/Abr 2008 

 


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Selo de qualidade: roteiro para obtenção está disponível


 
Já estão definidos os procedimentos que devem ser seguidos pelas escolas técnicas para inscreverem seus cursos da área química no projeto Selo de Qualidade CRQ-IV. Poderão participar as instituições que ficam nos estados abrangidos pelo CRQ-IV (atualmente, São Paulo e Mato Grosso do Sul) e estão regularmente cadastradas na entidade. Outra exigência é possuir profissional responsável técnico por seus laboratórios de química registrado no Conselho. O requerimento de participação pode ser enviado a qualquer momento, acompanhado da documentação solicitada pelo Conselho.

Fruto do trabalho da Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, o objetivo do projeto é identificar as escolas comprometidas com a qualidade e assim estimular a melhoria constante da formação dos profissionais da química de nível médio. As instituições não são obrigadas a participar do projeto. Contudo, as que se inscreverem e obtiverem o Selo poderão usá-lo em suas campanhas publicitárias e terão seus nomes divulgados nos veículos de comunicação do CRQ-IV.

Desde agosto de 2007, está disponível no site do Conselho um manual que mostra o que será avaliado pela entidade para conferir ou não o Selo aos cursos. Ele também apresenta os critérios que serão utilizados pela equipe técnica para atribuir-lhes conceitos que vão de um a cinco. A escola interessada em inscrever-se no projeto deve baixar esse material e fazer uma auto-avaliação, atribuindo aqueles conceitos a seus cursos. Apenas se obtiver nota igual ou maior do que quatro poderá encaminhar o requerimento de participação e os documentos exigidos pelo Conselho. Alguns deles são: os Projetos Pedagógicos da instituição e do curso, o Plano de Desenvolvimento Institucional, os currículos do corpo técnico e docente, o detalhamento das atividades do coordenador do curso e tabelas que descrevam a estrutura da biblioteca e dos laboratórios.

O modelo de requerimento também está disponível no site, juntamente com a relação dos documentos que devem ser obrigatoriamente enviados ao Conselho (clique aqui para baixá-los). A Comissão de Ensino Técnico preparou ainda uma segunda lista com sugestões de documentos que podem servir de “evidências” da medida em que o curso atende aos critérios de avaliação definidos pelo projeto. Eles não precisam ser enviados ao Conselho, mas deverão estar disponíveis na escola para verificação dos auditores da entidade.

A equipe técnica avaliará o pedido de concessão do selo com base na documentação enviada e em uma auditoria feita no local para checar as informações e colher novos dados. A escola não terá despesas para inscrever-se no projeto e para receber a primeira visita dos auditores. Caso ela não obtenha o selo e, após corrigir seus pontos falhos, solicite novas auditorias, deverá arcar com as despesas de transporte, alimentação e estadia da equipe técnica.

O requerimento de participação e os documentos podem ser entregues pessoalmente na sede do CRQ-IV ou enviados via Correio para o seguinte endereço: Rua Oscar Freire, 2039 – Pinheiros – CEP 05409-011 – São Paulo/SP. É preciso encaminhar uma cópia física (papel) da documentação e um CD-R com sua versão eletrônica.

Histórico

A idéia de criar um mecanismo para distinguir as escolas comprometidas com a qualidade de ensino das demais surgiu após o Fórum Regional de Ensino Técnico da Área Química, promovido pelo CRQ-IV em 2004. Desde então, a Comissão de Ensino Técnico do Conselho vem trabalhando para definir os critérios que hoje foram adotados para avaliar os cursos. Para tanto, tomou como base sistemas de avaliação já existentes no Brasil, especialmente o do Centro Paula Souza e o do Ministério da Educação (este último voltado para cursos superiores).

No ano passado, o sistema de avaliação definido para o Selo de Qualidade CRQ-IV foi testado nos cursos da área química de nove instituições de ensino. Seis delas tinham representantes na Comissão de Ensino de Técnico: Colégio Alem (Rio Claro), Colégio Ateneu Santista (Santos), Escola Técnica de Química de Luiz Antônio (Luiz Antônio), Etec Conselheiro Antônio Prado (Etecap - Campinas), Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – Fiec (Indaiatuba) e Senai Luiz Simon (Jacareí). As outras três escolas foram convidadas pelo Conselho, para que o projeto fosse testado também por entidades que não participaram de sua criação: Etec Trajano Camargo (Limeira), a Escola Técnica Oswaldo Cruz (São Paulo) e Senai Mário Amato (São Bernardo do Campo).

O projeto foi lançado oficialmente em 11 de agosto de 2007, durante cerimônia que o CRQ-IV realizou para comemorar os seus 50 anos. Na ocasião, ainda foi lançado o Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação, disponível para download no site. A publicação também foi preparada pela Comissão de Ensino Técnico, com o objetivo de atender às diversas solicitações de orientação para montagem de laboratório que o Conselho recebia de instituições de ensino. Ele integra o Projeto Selo de Qualidade e poderá ser usado pelas escolas para avaliar suas instalações.

Avaliação

Os vários indicadores de qualidade dos cursos que serão avaliados pelo CRQ-IV estão agrupados em três categorias: (1) organização didático-pedagógica, (2) corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo e (3) Instalações físicas. Na primeira delas, serão avaliados principalmente a coordenação do curso e seu projeto pedagógico. Na segunda, os currículos dos professores e funcionários administrativos, bem como os mecanismos de nivelamento dos alunos e a promoção de eventos internos. Por fim, na terceira categoria, será avaliada não só a estrutura das salas de aulas, laboratórios e biblioteca, mas também sua efetiva utilização.

Para obter o selo, o curso deverá obter conceito maior do que um em todos os 55 indicadores. A média final da avaliação não poderá ser inferior a quatro. Vale destacar que a certificação será feita por curso e não por escola. Assim, é possível que instituições com mais de uma formação na área química tenham apenas algumas delas com o Selo de Qualidade CRQ-IV.

 




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