Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Transportes: grupo estudará prevenção de acidentes na capital


 
Com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes que causem danos ao meio ambiente e à saúde da população, a Secretaria do Estado dos Transportes instalou a Subcomissão da Região Metropolitana de São Paulo da Comissão Estadual de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte de Produtos Perigosos. A primeira reunião do grupo aconteceu dia 28 de fevereiro, na sede do CRQ-IV. A idéia é que seus membros trabalhem para identificar as causas dos acidentes e falhas nos atendimentos feitos por órgãos públicos e empresas em tais situações.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2007 foram registrados 327 acidentes envolvendo produtos perigosos. A maior parte deles, cerca de 25%, envolveu cargas de etanol e soluções do produto. Na seqüência, aparecem as cargas de gasóleo e combustíveis para motores (inclusive gasolina).

Em artigo publicado na edição novembro/dezembro de 2006 do Informativo CRQ-IV, a Engenheira Química Glória Benazzi, especialista em transporte de produtos perigosos, apontou que as principais causas de acidentes são: falta de treinamento de motoristas, má conservação de estradas e ferrovias, falta de vistoria da unidade de transporte, problemas de amarração da carga e qualidade das embalagens, falta de profissionalismo e de fisca-lização. O texto, que mostra quais são os principais instrumentos legais que regulamentam o transporte de produtos perigosos, está no site do CRQ-IV.

Cerca de 20 pessoas participaram da reunião de instalação da subcomissão, representando órgãos de governo, entre eles as secretarias de transporte municipais, a Companhia de Engenharia de Tráfego, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental , o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Entre os participantes também estavam membros de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivado (Abiclor), a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) e a Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim). O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou da abertura dos trabalhos. A entidade também esteve representada pelo Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, gerente de Fiscalização.

A subcomissão foi a oitava a ser instalada pela Comissão Estadual. As regiões da Baixada Santista, do Alto Tietê (Mogi das Cruzes) e do Vale do Paraíba já têm grupos trabalhando, assim como as cidades do entorno de Registro, Sorocaba, Paulínia e São José do Rio Preto.

O CRQ-IV tem participado das reuniões do grupo estadual e passará a acompanhar também os trabalhos da região metropolitana.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região