Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Associações farão palestras gratuitas sobre tintas e cosméticos


 
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) promoverão palestras gratuitas na sede do Conselho para profissionais em situação regular. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelos telefones (11) 3061-6025/40, das 9h30 às 15h, nas datas especificadas a seguir.

Voltada principalmente para profissionais que atuam como responsáveis técnicos, a palestra da Abrafati terá como tema “A contribuição dos Químicos para a melhoria da qualidade das tintas imobiliárias”. Trata-se de uma iniciativa da entidade de difundir o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias, que integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H. Elaborado e coordenado pelo Ministério das Cidades, o PBQP-H visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PSQ - Tintas Imobiliárias, que é coordenado pela Abrafati, têm como objetivo maior a melhoria da qualidade dos produtos em benefício do mercado consumidor e assegurar a lealdade na concorrência.

A palestra será apresentada pelo presidente executivo da Abrafati, Dilson Ferreira, pela supervisora técnica, Gisele Bonfim, e pelo consultor técnico Jorge Fazenda. O grupo terá ainda como convidado especial o Químico Douver Martinho, diretor administrativo da Universo Tintas e Vernizes. O funcionamento do PSQ, as empresas qualificadas e a não conforme e os resultados atingidos pelo programa serão os tópicos da apresentação.

Dentro do contexto do papel do Profissional da Química em atuar de modo a oferecer produtos seguros e de qualidade ao consumidor, a apresentação da Abrafati será seguida por uma palestra sobre ética profissional, a ser ministrada pela equipe técnica do CRQ-IV.

O encontro acontecerá no dia 12 de maio, às 14h, na sede do Conselho (rua Oscar Freire, 2.039, próximo da estação Sumaré do Metrô). As inscrições estarão abertas a partir de 25 de abril. Após a palestra será servido um café patrocinado pela Abrafati. Profissionais que não são responsáveis técnicos e atuam na indústria de tintas também poderão participar. As vagas são limitadas.

Cosméticos - Em 18 de junho, Dia Nacional do Profissional da Química, a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) prestará uma homenagem aos profissionais promovendo quatro palestras, também na sede do CRQ-IV, das 13h às 17h. As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de junho, podendo se inscrever até mesmo profissionais e estudantes que não atuam no segmento cosmético. As vagas são limitadas, tendo participação garantida aqueles que se inscreverem primeiro.

As apresentações terão cerca 50 minutos de duração cada e abordarão os seguintes temas: “Naturais e Orgânicos - Novos conceitos de ingredientes cosméticos modernos”, por Samuel Guerra, diretor de Pesquisa e Marketing da Allergisa Pesquisa Dermato-Cosmética, “Perspectivas de novos propelentes para o uso em aerosol”, por Antal Almasy, Engenheiro Químico e vice-presidente da Associação Brasileira de Aerosóis e Saneantes Domissanitários, “Importância da embalagem no processo de desenvolvimento de produtos cosméticos”, por Antonio Celso da Silva, diretor industrial da Payot, e “Controle de qualidade em produtos cosméticos”, por Carlos Alberto Trevisan, Engenheiro Químico, diretor técnico da ABC e conselheiro suplente do CRQ-IV.

Logo após as palestras será servido um coquetel aos participantes, também oferecido pela ABC.
 
Fabricante de perfume deve se registrar no CRQ-IV
Como decidido pela 6ª Turma do TRF-3ª Região, a atividade básica da empresa ou a natureza dos serviços por ela prestados é que determinam sua vinculação a um conselho de fiscalização. Por tal motivo, as fabricantes de perfumes, cujos produtos são obtidos a partir da tecnologia química, devem se registrar no CRQ-IV e manter Profissional da Química como Responsável Técnico.

O processo foi movido contra uma empresa registrada no Conselho, mas que deixou de pagar as anuidades. Em sua defesa, a firma alegou que não executava atividades químicas. A decisão confirmou a sentença de primeira instância, obrigando-a a manter o registro e ainda a arcar com o pagamento das anuidades devidas e das custas judiciais.

Clique aqui para obter cópia da decisão judicial (em pdf).

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região