Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Selo de Qualidade - Escola Técnica Irmã Agostina, da Capital, tem cursos recertificados


Programa ajudou a ampliar o interesse de alunos e oferta de estágios por empresas

 

CRQ-IV

Professores Klauss Engelmann, coordenador dos cursos, e Ana Lúcia´Calaça, diretora da Etec


Representantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina receberam, em março, as placas alusivas às recertificações, pelo Programa Selo de Qualidade, dos cursos Técnico em Química Modular Noturno e Integrado ao Ensino Médio. As recertificações foram obtidas em outubro de 2019. A entrega das placas ocorreu durante evento promovido pela Etec, em sua sede, localizada na região de Interlagos, zona sul da Capital.
 

Representando o presidente do Conselho, Hans Viertler, a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora da Comissão de Ensino Técnico (CTEC) da entidade, entregou as placas à diretora da Etec, Ana Lucia Calaça, e ao professor Klauss Engelmann, coordenador dos cursos, certificados pela primeira vez em 2016. Segundo Andrea, os dois cursos apresentaram uma evolução expressiva em termos de notas atribuídas de acordo com os critérios de avaliação do programa, divididos em categorias como infraestrutura, projeto pedagógico e corpo docente.
 

Em seus discursos, os representantes da escola relembraram a trajetória da Etec, que completa dez anos de atividades em 2020, o trabalho necessário para a implementação dos cursos e a importância do ensino. “A Educação é transformadora e a Química é a ciência da transformação”, resumiu Engelmann. O evento contou ainda com depoimentos de alunos e ex-alunos dos cursos contemplados com o Selo.
 

De acordo com as regras do programa, a recertificação será válida por três anos. Para isso, os cursos da Etec precisaram passar por nova auditoria, realizada por integrantes da Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, responsável pela administração do programa.
 

IMPACTOS – Para o professor Klauss Engelmann, os benefícios gerados pelo Selo nos últimos anos já podem ser constatados. “O primeiro grande impacto foi o maior conhecimento a respeito dos cursos e da escola por parte dos candidatos ao vestibulinho”, salientou. O docente avalia que essa projeção é ainda mais significativa pelo fato de a Etec Irmã Agostina ser ainda considerada recente, em comparação com outras unidades do Centro Paula Souza (mantenedor das escolas técnicas estaduais).
 

“O que notamos foi a presença mais expressiva de alunos que moram em regiões distantes da escola, que optaram por estudar na Irmã Agostina em função da referência conferida pelo Selo de Qualidade, incluindo a divulgação feita no site do Conselho”, relata Engelmann, que também enfatiza a ampliação da oferta de estágios oferecidos por empresas da área química.
 

No entanto, ainda existem objetivos a serem alcançados. Do ponto de vista da coordenação, o professor atesta que o principal desafio será manter a coesão, a estrutura e o planejamento necessários para assegurar o padrão de qualidade de forma natural ao longo do tempo. “Nesse sentido, temos um corpo docente formado por professores extremamente competentes e comprometidos com a qualidade do ensino”, ressalta Engelmann.
 

Além disso, Engelmann também destaca o papel que cursos certificados como os da Etec Irmã Agostina podem desempenhar, que é o de divulgar junto à sociedade novas tecnologias desenvolvidas no âmbito do Ensino Técnico. “Precisamos ser um dos vetores que ampliem a comunicação científica”, conclui.
 

COMPROMISSO – Lançado em 2007, o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV visa oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Clique aqui para obter mais informações sobre esta iniciativa. 



 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região