Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2020 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mobilização - Conselho se reúne com secretário para pedir mudança em legislação


Decreto e resolução de SP impedem atuação de Químicos na gestão de resíduos

 

CRQ-IV

Eduardo Castro (ao centro), titular da pasta do Verde e Meio Ambiente, se comprometeu a levar o pleito do Conselho às instâncias correspondentes do município

 

Em reunião ocorrida dia 21 de janeiro, na Capital paulista, representantes do Conselho Regional de Química - IV Região apresentaram ao secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo de Castro, questionamentos relativos ao artigo 10 do Decreto nº 58.701/2019, da Prefeitura de São Paulo, e ao inciso VIII do artigo 5º da Resolução nº 130/2019, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).
 

Ambos os dispositivos limitam o cadastramento de empresas da área de gestão de resíduos sólidos junto à Administração Pública do município somente àquelas que mantêm como Responsáveis Técnicos (RTs) profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). Tal restrição impede profissionais e empresas registrados no CRQ-IV de desenvolverem atividades nessa área no âmbito da Capital paulista.
 

O secretário se dispôs a intermediar um entendimento junto à AMLURB e à Prefeitura com o objetivo de ressaltar os impactos da legislação para os Profissionais da Química e encontrar soluções. Além disso, propôs o estabelecimento de um convênio entre a Secretaria e o CRQ-IV que teria como foco a facilitação do encaminhamento de demandas.
 

O assunto será tratado na reunião da Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) prevista para fevereiro. Participaram do encontro o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, o gerente de Fiscalização da entidade, Wagner Contrera Lopes, e o gestor ambiental Antonio Siqueira, membro da CTMA, que considerou a restrição “um contrassenso, pois é atribuição do Profissional da Química determinar a periculosidade de um resíduo”. Ele ressaltou, ainda, que o inciso I do artigo 4º da Portaria nº 5/2018, da própria Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, menciona “profissionais legalmente habilitados” ao tratar dos requisitos para apresentação de projetos visando a obtenção de licenciamento ambiental. “Os dispositivos no decreto e na resolução poderiam ser redigidos da mesma forma”, sugeriu.
 

Segundo Wagner Lopes, a reunião foi solicitada seguindo o princípio do Conselho de se aproximar de entidades públicas e privadas para a apresentação de demandas de interesse da área química. Para o presidente Hans Viertler, é necessário manter essa disposição a fim de que os profissionais se sintam mais bem atendidos pelo CRQ-IV.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região