Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Nova cátedra homenageia Senise, um dos ‘fundadores’ do IQ e do CFQ


Arquivo

 

 

Paschoal Senise em foto produzida em 2006, quando do lançamento de seu livro sobre a história do IQ-USP

No ano em que comemora meio século de implantação dos cursos de pósgraduação, a Universidade de São Paulo (USP) anunciou, em outubro, a criação da cátedra Paschoal Ernesto Américo Senise. Falecido em 2011 aos 93 anos de idade, Senise foi admitido na primeira turma do curso de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), onde se formou em 1937. Já como professor daquela Instituição, em 1957 foi indicado pela USP para compor a primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química, criado no ano anterior pela Lei 2.800.

O objetivo da nova cátedra é refletir sobre a pós-graduação da universidade e propor inovações na área. Para isso, a cada ano, a cadeira, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, terá como titular um representante do mundo acadêmico, externo à USP, que promoverá debates e conferências com professores, pesquisadores e alunos.

“Queremos trazer uma personalidade, nacional ou internacional, para pensar a pós-graduação da universidade, com uma visão externa. Um titular que pense o contexto geral, o papel da pós-graduação da USP no País, direções e diretrizes
mais amplas”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

FUNCIONAMENTO – Carlotti Junior explica que a metodologia adotada será semelhante à de outras cátedras existentes na USP. A partir de um tema definido anualmente pelo Conselho de Governança da Cátedra, o titular promoverá visitas às unidades e discussões com a participação da comunidade acadêmica.

Ao final desse período, deverá ser elaborado um documento que será levado para análise do Conselho de Pós-Graduação. “Algumas das questões abordadas poderiam ser, por exemplo, o sistema de financiamento e novos modelos de captação de alunos. Uma visão externa de qualidade certamente nos induzirá a fazer uma reflexão sobre aspectos importantes da pós-graduação na USP”, diz o pró-reitor.

O titular da nova cátedra será anunciado em dezembro e suas atividades começarão em janeiro de 2020.

HISTÓRIA – Senise foi diretor do Instituto de Química da USP de 1970 a 1974 e de 1978 a 1982. Entre 1968 e 1987, foi membro do Conselho Universitário e lá exerceu, por 17 anos, a Coordenação da Câmara de Pós-Graduação (equivalente à atual Pró-Reitoria). Em 1987, recebeu o título de professor emérito.

Em 2006, registrou seu testemunho sobre criação do IQ/USP no livro Origem do Instituto de Química da USP – Reminiscências e comentários, cujo lançamento foi noticiado por este Informativo. O livro, disponível para consulta na Biblioteca do Conselho, traz fotografias e cópias de documentos como a ata de instalação do IQ. Inclui um apêndice com os nomes dos alunos formados pelo Instituto de 1970 a 2005 e outro com os que se graduaram em Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de 1937 a 1969.

Mesmo depois de se aposentar, Senise nunca deixou de exercer atividades no IQ. Pouco antes de sua morte, coordenava a realização de seminários sobre Química Analítica.

Com informações do
Jornal da USP





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região