Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2019 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Pesquisa - Capes e China fazem parceria científica


Divulgação

Autoridades formalizam acordo que incrementará o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros com seus pares do segundo maior produtor de Ciência do mundo



Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da National Natural Science Foundation of China (NSFC - agência de fomento à pesquisa e inovação chinesa) assinaram, dia 25 de outubro, um acordo de colaboração internacional. O convênio foi um dos frutos da missão do presidente Jair Bolsonaro naquele país. Esta é a primeira parceria de cooperação acadêmica com a China.

“Como a Capes é a principal agência brasileira para internacionalização das universidades, é importante este novo acordo com o país, que é o segundo produtor de ciência no mundo”, disse Anderson Correia, presidente da Capes. Para ele, esta iniciativa vai também beneficiar o programa “Future-se”, do Ministério da Educação, que tem na Capes o seu braço de internacionalização.

Pelo memorando, está previsto o intercâmbio acadêmico, educacional e científico entre professores, pesquisadores e pós-doutorandos de instituições brasileiras e chinesas. Também será apoiada a realização de seminários, workshops e conferências.

Atualmente, o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES PrInt) indica que 11 instituições brasileiras têm projetos com 18 universidades chinesas.

EDITAL – A Capes e a NSFC anunciarão um novo edital para projetos estratégicos em 90 dias, com recursos brasileiros e chineses, focando, inicialmente, em áreas como Ciências da Vida, Biodiversidade e Engenharias. “Além de promover projetos conjuntos, devemos incentivar cátedras nas universidades dos dois países, facilitando a permanência de professores de alto nível nas melhores instituições de ensino e pesquisa”, ressaltou Anderson Correia.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região