Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comissão promoveu fórum sobre Meio Ambiente


A Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV promoveu dia 20 de setembro o II Fórum de Meio Ambiente - Resíduos Sólidos. O evento reuniu cerca de 100 profissionais e estudantes da área ambiental para um ciclo de palestras que objetivou disseminar casos práticos e debater as principais estratégias na área ambiental com foco na gestão de resíduos sólidos. A iniciativa teve o patrocínio da Oxi Ambiental e foi apoiada pela Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (Abes-SP); Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps); e pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Fotos: CRQ-IV

Bragante: 29% dos resíduos têm destinação correta

A palestra de abertura foi ministrada em conjunto pelo Químico Flávio Luis Bragante e o Engenheiro Químico Wagner de Miranda Pedroso, membros da CTMA. Enquanto Pedroso descreveu as etapas do processo de gerenciamento de resíduos sólidos, como armazenagem, transporte e destinação, além das normas técnicas que regulam esses procedimentos, Bragante apresentou um panorama nacional sobre a gestão de resíduos sólidos, que mostrou a dimensão dos desafios do Brasil nesta área.

Anualmente, são produzidos no País 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais, informou Bragante. No entanto, a estimativa é de que somente 29% desse total recebe destinação adequada. Outra questão levantada pelo palestrante foi o potencial subaproveitado do setor de tratamento de resíduos industriais: enquanto a estimativa é de que até R$ 1 bilhão poderiam ser gerados com esta atividade, o faturamento atual do segmento é de apenas R$ 240 milhões, completou.

Em seguida, um estudo de caso foi apresentado pelo Engenheiro Ambiental Neilor Cardoso Guilherme, coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Hospital Israelita Albert Einstein. Mantendo um plano diretor de sustentabilidade desde 2011, o hospital busca, segundo o profissional, operar com o menor impacto ambiental possível. As altas demandas por consumo de água e energia devido ao regime permanente de operação são os principais desafios a serem equacionados pelo plano.

 

Fabiana Prado: foco na economia circular

Gerente do Departamento de Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual da Sabesp, a Engenheira Fabiana Rorato de Lacerda Prado abordou aspectos da atuação da empresa de saneamento, destacando um projeto-piloto desenvolvido em uma estação de tratamento de efluentes instalada na cidade de Franca, interior paulista. Com foco em economia circular, a iniciativa visa reutilizar resíduos e produzir biometano.

O primeiro bloco do fórum foi encerrado com uma mesa de perguntas, durante a qual o público apresentou dúvidas aos palestrantes. A logística reversa foi o foco de duas palestras realizadas na segunda parte do encontro. O advogado Fabrício Soler, do escritório Felsberg, falou sobre a legislação ambiental nos âmbitos estadual e federal, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010.

Já a Engenheira Química Cristiane Lima Cortez, integrante do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), tratou das ações realizadas para divulgação e conscientização de lojistas e empreendedores sobre a responsabilidade quanto aos produtos vencidos ou usados, chamados de “pós-consumo” (clique aqui para mais informações ).

A última apresentação foi realizada por Roger Koeppl, diretor-presidente da cooperativa YouGreen, e assinalou a responsabilidade social em torno da gestão de resíduos sólidos, decorrente da geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.

No encerramento, uma nova mesa de perguntas foi promovida com palestrantes do período da tarde.

Fernanda Quintiliano é consultora na área ambiental

ATUALIZAÇÃO – A Gestora Ambiental Fernanda Fernandes Quintiliano, moradora em Suzano, compareceu pela primeira vez a um evento realizado no CRQ-IV e avaliou o Fórum como uma oportunidade para atualizar os conhecimentos a respeito de processos de logística reversa. “Muitas empresas ainda não aplicam esse conceito. Por ter uma consultoria, aproveitarei a oportunidade de transmitir essas referências para os meus clientes”, assinalou.

A profissional também alertou que, assim como no âmbito industrial, a conscientização é necessária na esfera domiciliar. “Em condomínios residenciais, onde a consultoria atua em processos de obtenção de licenças operacionais, é feito um trabalho de reciclagem mas, ao mesmo tempo, falta um entendimento sobre a necessidade de envio desses resíduos a caçambas específicas. Ainda se tem uma visão de que as empresas de limpeza urbana levam os sacos de lixo para os aterros sanitários e, somente a partir desses locais, seriam gerados empregos para catadores”, comentou.

 

 

 

SANEAMENTO
Sistema CFQ/CRQs apoiou fórum em SP


Por meio de divulgação em seu site, o CRQ-IV apoiou a realização do Fórum Concessões de Saneamento - Desafios do Novo Marco, Negócios e Soluções, ocorrido dia 19 de setembro, em São Paulo. Os profissionais vinculados à entidade tiveram direito a um desconto de 10% na taxa de inscrição.

Estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, o setor desponta como um potencial gerador de empregos.

O Conselho Federal de Química produziu e distribuiu aos participantes do evento o folder ao lado, salientando que a Classe está pronta para contribuir com as iniciativas que destravem e fomentem essa área.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região