Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

PDQ projeta 200 palestras neste ano


 

Com a meta de promover, até o final de 2019, um total de 200 palestras para seis mil estudantes, o Programa de Divulgação da Química (PDQ) foi retomado em setembro pelo CRQ-IV, com patrocínio do Conselho Federal de Química. O relançamento foi autorizado pelo Plenário por meio da Deliberação nº 38, de 12 de agosto de 2019.

Desmistificar a imagem distorcida que a Química tem junto a uma parcela da sociedade, apresentá-la aos jovens como uma opção de carreira profissional e valorizar a atuação dos profissionais que trabalham na indústria, docentes e pesquisadores da área são os principais objetivos da iniciativa.

Coordenado pela Comissão Técnica de Divulgação do Conselho, o PDQ terá palestras para estudantes do 9º ano (Ensino Fundamental II) e do Ensino Médio em instituições de ensino públicas e privadas. Ministradas por profissionais que atuam como professores e também por estudantes do último ano de cursos de Licenciatura, colaboradores do Conselho, as apresentações têm duração média de 50 minutos, focam na forte presença da Química no cotidiano, mostrando sua importância na qualidade de vida e bem-estar das pessoas e, por conseguinte, como opção de carreira profissional que possibilita a atuação em diversos segmentos econômicos.

As apresentações são gratuitas e estão disponíveis nas cidades onde o Conselho já dispõe de colaboradores.

Escolas interessadas em solicitar uma palestra devem fazê-lo preenchendo o formulário publicado nesta página.

Já os profissionais em situação regular na entidade e que desejarem se inscrever no programa para ministrar palestras precisam se cadastrar nesta página.

Outros esclarecimentos sobre o programa podem ser solicitados por telefone (11 3061-6221) ou pelo e-mail pdq@crq4.org.br.

HISTÓRICO – Lançado em 2013, o Programa de Divulgação da Química deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2011, quando foi comemorado o Ano Internacional da Química. Naquela oportunidade, foi implementado um programa de palestras que atendeu mais de 190 mil estudantes.

Mantido até 2015, o PDQ contabilizou a promoção de 397 palestras para um público superior a 18 mil estudantes dos níveis Fundamental e Médio.

Cabe ressaltar que esse resultado foi alcançado por conta do apoio dado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que disponibilizou meios para que os gestores de ensino tomassem conhecimento do programa e fossem estimulados a levar as palestras aos seus alunos. O Conselho está buscando retomar essa parceria. 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região