Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Estudantes - Saem as regras para a edição 2020 do concurso público


Já podem ser baixados - clicando-se no botão abaixo - o regulamento e a ficha de inscrição da edição 2020 do Prêmio CRQ-IV, concurso promovido pela entidade para estimular a pesquisa entre estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, ministrados no Estado de São Paulo e reconhecidos pelo Sistema CFQ/CRQs.

 

O prêmio está dividido nas modalidades Química de Nível Médio, Química de Nível Superior e Engenharias da Área da Química. Além de certificados, os vencedores em cada modalidade receberão R$ 6 mil, enquanto que seus orientadores ganharão R$ 4 mil. Destes valores serão descontados os impostos pertinentes. As escolas de origem dos ganhadores também receberão certificados.

 

A principal mudança promovida no regulamento deste ano foi a desvinculação do conteúdo dos trabalhos do título da graduação dos candidatos. Na prática, isso significa que, por exemplo, estudantes de Engenharia poderão inscrever suas pesquisas na modalidade Química de Nível Superior, que até então só permitia a inscrição de futuros Tecnólogos, Bacharéis, Químicos Industriais e Licenciados. Do mesmo modo, os graduandos destes cursos poderão disputar a modalidade Engenharia Química se entenderem que a natureza de seus trabalhos se encaixa melhor nesse perfil.

 

O Conselho decidiu fazer essa alteração para ampliar as possibilidades de participação e adequar o concurso à realidade de muitos estudantes. Segundo explica Hans Viertler, presidente da entidade, é muito comum que graduandos de certos cursos façam estágios em outras áreas, o que os leva a desenvolver seus TCCs baseados nessa experiência prática. “Já tivemos anos em que excelentes trabalhos foram desclassificados apenas em razão de sua natureza [conteúdo] não corresponder à modalidade em que foram inscritos, mas que teriam grandes chances de serem premiados se houvesse a flexibilidade implantada agora”, compara.

 

Essa modificação se aplica apenas aos cursos superiores. Os estudantes de cursos técnicos somente poderão inscrever suas pesquisas na modalidade Química de Nível Médio. Estas deverão abordar um dos seguintes temas: Catalisadores, Biocombustíveis ou Farmoquímicos.


Os trabalhos para as modalidades Química de Nível Superior e Engenharias da Área da Química continuam tendo temas livres.

Outra mudança implementada neste ano é o fim da obrigatoriedade de os orientadores comprovarem efetiva vivência nas áreas investigadas pelos trabalhos. Permanece, contudo, a exigência de que eles estejam em situação regular no Conselho.

PRAZO – As inscrições estarão abertas entre 1 de novembro e 31 de março do ano que vem. A ficha de inscrição e os documentos previstos no regulamento precisarão ser entregues exclusivamente na sede do Conselho (Rua Oscar Freire, 2039, bairro Pinheiros, São Paulo/SP - CEP 05409-011) ou enviadas via Correios para este mesmo endereço.

 

A entrega dos prêmios ocorrerá em data a ser definida, durante a cerimônia organizada anualmente pelo CRQ-IV para comemorar o Dia do Profissional da Química.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região