Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Protocolo de Madri - Adesão ao programa internacional reduz custo no registro de patentes


Medida é um marco na economia brasileira, avaliou o ministro Paulo Guedes


Divulgação

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) anunciaram no dia 3 de julho, em Brasília, medidas para reduzir burocracia, custos e tempo em processos de marcas e patentes.

 

A primeira delas é a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, tratado internacional que facilita o registro de marcas de empresas brasileiras em 120 países. A segunda é o Plano de Combate ao Backlog de Patentes, cujo objetivo é reduzir o número de pedidos pendentes de decisão (backlog) em 80% até 2021 e diminuir o prazo médio de concessão para cerca de dois anos.

 

Na cerimônia em que as medidas foram anunciadas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a iniciativa é um marco devido à propriedade intelectual ser hoje o ativo de maior importância nas negociações internacionais. Ele ressaltou a cooperação com o Congresso Nacional ao aprovar a adesão ao protocolo e parabenizou o INPI pelo desenvolvimento do Plano de Combate ao Backlog de Patentes.

 

Presidente do INPI, Cláudio Furtado disse que a entidade está deixando para trás um problema histórico na área de patentes (o acúmulo de processos e a demora na concessão) que ocorreu não só no Brasil, mas nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e outros países. Ele pontuou que a adesão ao Protocolo de Madri permitirá que, por R$ 1.160, as empresas registrem suas marcas internacionalmente.

 

Para Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, a marca agrega valor ao produto, assim como as tecnologias protegidas por patentes. Costa disse acreditar que tais medidas reforçam o estímulo à inovação pelas empresas brasileiras.

 

Segundo o coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Rafael Pellicciotta, essas ações valorizam todos os profissionais e empresas que investem e acreditam na inovação tecnológica de produtos, processos e marcas como alavancas de criação de valor.

 

A demora na avaliação de pedidos de patentes gera insegurança jurídica, trazendo impactos negativos ao ecossistema de inovação, disse o representante da Abiquim.

Acesse https://is.gd/protocolo para ler mais detalhes sobre o assunto.


Com informações do INPI e da Abiquim


 

Empresas poderão instalar centros de P&D no IPT

 

 


IPT Open Experience é o nome do programa que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo lançou dia 31 de julho e que permitirá que empresas de todos os setores econômicos possam instalar centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no campus do instituto.

“O espaço do IPT será compartilhado com empresas de todos os portes, startups e instituições de ciência e tecnologia”, disse Jefferson Gomes, presidente do IPT, na cerimônia de lançamento do programa, da qual participou o governador João Doria (foto).

A iniciativa é o passo inicial para a criação do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI), que terá como foco o desenvolvimento e aplicação de tecnologias hardtech. Ele ficará no local onde funciona a Ceagesp. Segundo Doria, o CITI será lançado até o final deste ano.







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região