Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cursos abordarão toxicologia e tratamento de efluentes


"Impacto da toxicologia em produtos Cosméticos" e "Tratamento de efluentes líquidos e reúso" serão os temas dos próximos cursos desenvolvidos pelas Comissões Técnicas de Cosméticos e Meio Ambiente do CRQ-IV, com apoio do Sindicato dos Profissionais da Química de São Paulo (Sinquisp). Devido à grande procura, também será aberta uma nova turma para o curso "Harmonização de informações químicas: impactos do Reach e do GHS para a indústria", oferecido em maio e que teve a participação de 50 profissionais que atuam em vários segmentos da indústria química.Todos os cursos acontecerão na sede do CRQ-IV, em São Paulo.

Veja abaixo um resumo da programação dos eventos sobre cosméticos e meio ambiente e orientações para inscrições. Além da nota existente no final desta página, clique aqui para obter mais informações a respeito do curso sobre Reach e GHS. 

 
 Impacto da toxicologia em produtos cosméticos - 17/07/2008
Inscrições: 09/06 a 11/07
 Data: 17 de julho de 2008

Local: CRQ-IV – Rua Oscar Freire, 2039 – São Paulo/SP
Coordenação: Comissão de Cosméticos

8:30 – Recepção – cadastramento, entrega de materiais.
8:50 – Abertura

9:00 – Palestra 1: O processo de avaliação de segurança de cosméticos (30 minutos)
Palestrante: Maria Inês Harris
Proposta: Apresentar uma visão geral sobre o processo de avaliação de segurança de um produto cosmético, passando pelas definições de alergia, irritação, processos fototóxicos. Discutir os pontos mais críticos, mantendo o foco sobre a importância da ação do químico (profissional técnico que atua no desenvolvimento de produtos) na garantia de segurança do consumidor.

9:30 – Palestra 2: Testes in vitro – o que se pode aprender com eles (45 minutos)

Palestrante: Simone Fanan – Laboratório TRIDSKIN
Proposta: Apresentar brevemente o que é um teste "in vitro", os conceitos de "ensaios válidos" e "ensaios validados", e discorrer em maiores detalhes sobre necessidades para envio de amostras de forma a obter resultados úteis, aspectos principais a considerar para avaliar criticamente o melhor ensaio para diferentes situações e quais as informações que se pode obter destes ensaios, como interpretar esses resultados.

10:15 – cofee break - intervalo

10:45Palestra 3: Importância das informações das Fichas de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ (45 minutos)
Palestrante: Maria Silvia Martins de Souza – P&D Consultoria Química
Proposta: Discutir principalmente como a FISPQ pode ser uma ferramenta importante na avaliação de segurança de um produto cosmético. Apresentar a estrutura da FISPQ, enfocando com mais detalhes a importância das informações contidas na FISPQ com relação à seleção de matérias-primas para emprego em produtos cosméticos. A importância da inserção de informações precisas e a finalidade de uso dessas informações.

11:30 Debate com respostas a perguntas da platéia

12:00 - 13:15 – intervalo para almoço

13:15Palestra 4: Desenvolvimento de sistemas conservantes para maximização da margem de segurança (75 minutos)
Palestrante: Mirian de Faria Lemos – Bióloga - Consultora
Proposta: Abordagem estratégica para o desenvolvimento de formulações cosméticas, buscando a minimização do uso de conservantes através de estudos microbiológicos de sistemas conservantes. Seleção prioritária de conservantes com relação ao tipo de formulação, quais informações devem ser consideradas: avaliação do processo produtivo, ensaios físicos e químicos importantes antes da definição do conservante, considerações sobre a categoria de produtos, área de aplicação, embalagens e ensaios microbiológicos úteis na avaliação do sistema conservante.

14:30Palestra 5: Avaliação de segurança de Fragrâncias (45 minutos)
Palestrante: Maria Aparecida da Silva - Associação Brasileira de Óleos Essenciais.
Proposta: O sigilo de formulações de fragrâncias e a segurança de produtos cosméticos. Atuação da IFRA / ABIFRA para assegurar e monitorar empresas fornecedoras. Padrões IFRA, legislação, carta IFRA e FISPQ de fragrâncias.

15:15 – coffee break - intervalo

15:45Palestra 6: Riscos associados ao uso de tinturas capilares (45 minutos)
Palestrante:Solange Aparecida Garcia – Niasi
Proposta: Dados de reações adversas associados ao uso de tinturas capilares, as recentes restrições internacionais e como essas legislações se refletem no Brasil. As ações da ANVISA no segmento de tinturas capilares.

16:30Debate com respostas a perguntas da platéia

17:00 – encerramento

Minicurrículos

Maria Aparecida da Silva - Formada em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz.Há mais de 20 anos na área técnica em indústrias químicas, atualmente na Firmenich & Cia. Ltda., onde ocupa o cargo de Coordenadora de Assuntos Regulatórios. Na ABIFRA, coordena a Comissão de Assuntos Regulatórios de Fragrâncias.

Maria Inês Harris
– Membro da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV. Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), com Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Pós-Doutorado em Toxiclogia Celular e Molecular de Radicias Livres (Unicamp, 1994-1996, Bolsa recém Doutor CNPq). Certificada como "Cosmetics Safety Assessor" pela Universidade de Bruxelas, Bélgica (2007). Experiência de 21 em química, cosmetologia, avaliações de segurança e eficácia de matérias-primas e produtos acabados e em ensaios toxicológicos in vitro com culturas celulares. É docente de diversos cursos de Pós-Graduação na Área de Cosmetologia e autora do livro: "Pele – estrutura, propriedades e envelhecimento" (Ed. Senac – SP).

Maria Silvia Martins de Souza - Bacharel em Química com atribuições tecnológicas pelo Instituto de Química da USP em 1982, iniciou a vida profissional em empresas do ramo cosmético (Max Factor Produtos Cosméticos e Perfumarias Phebo), tendo posteriormente assumido cargo de Pesquisadora Senior na Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da Ultraquímica (hoje Oxiteno). Desde 1987 é Diretora Técnica da P&D Consultoria Química, empresa de prestação de serviços de desenvolvimento de novos produtos, implantação de laboratórios de controle de qualidade e elaboração de FISPQs. Faz parte do banco de peritos do CRQ-IV. É consultora e articulista da Revista Química e Derivados.

Mirian de Faria Lemos
- Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Especialização em Biotecnologia e Biologia Molecular na Universidade de Paris – França. Experiência em Biodeterioração de materiais, tendo atuado como coordenadora de Laboratório de Microbiologia em diferentes áreas, como tintas e revestimentos, cosméticos, desinfecção, petróleo, tratamento de águas, entre outras. Participação de grupo de Microbiologia da ABNT Tintas e membro do IBRG (International Biodeterioration Research Group). Também atuou como Coordenadora de Fórum Ambiental para área de Petróleo em empresa multinacional. Experiência em Biotecnologia, especificamente na área de microrganismos produtores de antibióticos. Atuou tanto em produção como em pesquisa.

Simone Fanan Hengeltraub
- Possui graduação em Química com Mestrado em Bioquímica pela Universidade de Campinas-UNICAMP, com sólida experiência profissional desenvolvida na área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria farmacêutica e cosmética. Obteve especialização em Avaliação de Segurança de Cosméticos na União Européia em Vrije Universiteit Brussels, além de treinamentos realizados no exterior em empresas como Coletica (Lyon-França), SkinEthic (Nice-França) e Biacore (Pistacaway-EUA) em métodos alternativos aos ensaios realizados em animais. Possui amplo relacionamento com a ECVAM (European Centre of Validation for the Alternative Methods) e Universidade de Vrije Bruxelas, na área de toxicologia.

Solange Aparecida Garcia de Andrade
- Formada em Química Industrial e Pós graduada em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Exerce há 22 anos atividades relacionadas a área de cosméticos, trabalhando atualmente na Niasi S/A. Atua desde 1980, na área da educação, tendo ministrado aulas no ensino fundamental, ensino médio (técnico em Química), atualmente ministra aulas em cursos de Pós Graduação em Cosmetologia.

Tratamento de efluentes líquidos e reúso - 06/08/2008
Inscrições: 01/07 a 01/08
Neste curso será abordado o tratamento e reuso de efluentes líquidos sanitários e industriais.

8:00 – Recepção / cadastramento e entrega de material
8:20 - Abertura
8:30 Palestra 1: Legislação ambiental (1h30min)
Palestrante: Suely de Camargo
Proposta: Demonstrar a legislação ambiental referente a emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos sólidos.
10:00 – Cofee break – intervalo
10:20 - Palestra 2: Poluição atmosférica e tratamentos recomendados (1h40min)
Palestrante: José Antonio Monteiro Ferreira
Proposta: Introdução a emissões atmosféricas. Poluição atmosférica. Os efeitos da Poluição do Ar. Métodos de Depuração de Gases (tipos de contaminantes industriais; processos de depuração; equipamentos de separação de partículas e equipamentos de eliminação de gases).
12:00 às 13:00 – Almoço
13:00 Palestra 3: Tratamento de efluentes e reuso (2h40min)
Palestrante: José Antonio Monteiro Ferreira
Proposta: Os corpos receptores. Controle de poluição. Conseqüências da contaminação das águas. Alternativas de tratamento (processos físico-químicos e processos biológicos).
15:00 às 15:20 – Cofee break - intervalo
16:00 Palestra 4: Resíduos sólidos (1h)
Palestrante: José Antonio Monteiro Ferreira
Proposta: Introdução sobre resíduos sólidos. Destino de resíduos. Fluxograma para Classificação dos Resíduos Sólidos.
17:00 – Encerramento

Minicurrículos

José Antonio Monteiro Ferreira é Técnico Químico, Engenheiro Químico com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Perito Judicial e Auditor Ambiental. Diretor Técnico da McLeod Ferreira Cons. Téc. e Coml. S/C Ltda. desde 1981 e Diretor Industrial da Tekhne Inst. Inds. Ltda. desde 1984. Responsável pela realização de mais de 150 estações de tratamento de água e esgotos, a maioria em regime turn-key, tem ministrado palestras em empresas públicas e privadas em vários estados brasileiros.

Suely de Camargo possui formação em Engenharia Química e Direito, Pós graduação em Direito Ambiental e Gestão da Qualidade. Atualmente atua como Professora de Direito. É membro da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Regional de Química- IV e Coordenadora do Meio Ambiente Artificial Industrial da OAB-SP.

 
Harmonização de informações químicas: impactos do Reach e do GHS para a indústria - 27/08/2008
Inscrições: de 21/07 a 15/08
Programação: O Engenheiro de Alimentos Paulo Hennies e a Química Maria Inês Harris abordarão os seguintes tópicos: 1) Âmbito, registro, partilha de dados, pré-registro e prazos; 2) Inventário de materiais; 3) Identificação e responsabilidades das empresas (fabricantes, importadores e usuários finais); 4) Avaliação, autorização e restrições; 5) GHS e novas fichas de segurança de produtos (Fispq). Clique aqui para obter mais detalhes.

Minicurrículos

Maria Inês Harris – Membro da Comissão de Cosméticos do CRQ-IV. Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), com Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Pós-Doutorado em Toxiclogia Celular e Molecular de Radicias Livres (Unicamp, 1994-1996, Bolsa recém Doutor CNPq). Certificada como "Cosmetics Safety Assessor" pela Universidade de Bruxelas, Bélgica (2007). Experiência de 21 em química, cosmetologia, avaliações de segurança e eficácia de matérias-primas e produtos acabados e em ensaios toxicológicos in vitro com culturas celulares. É docente de diversos cursos de Pós-Graduação na Área de Cosmetologia e autora do livro: "Pele – estrutura, propriedades e envelhecimento" (Ed. Senac – SP).

Paulo Hennies é Engenheiro de Alimentos (Unicamp, 1991), com Mestrado em Engenharia de Alimentos na área de biotecnologia (Unicamp, 1996) e Doutorado em Engenharia Química, com projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento e caracterização de lipossomas polimerizados (Unicamp, 2001). Experiência de mais de 6 anos no desenvolvimento de matérias-primas para aplicação em cosméticos, com atuação nas áreas de desenvolvimento analítico, tecnologia de extratos e óleos vegetais, e gestão de matérias-primas (Natura, 2001-2008).

 
Inscrições: As inscrições devem ser feitas no Sinquisp, pelo telefone (011) 3262-1741, das 9h às 16h30, nos períodos citados neste texto. A taxa de inscrição de cada um deles é de R$ 100,00, para profissionais registrados no CRQ. Quem também for filiado ao sindicato receberá um desconto de 10% e pagará R$ 90,00. Além do telefone acima, outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail do sindicato (cursos@sinquisp.org.br). 
 
 
Inscrições: As inscrições devem ser feitas no Sinquisp, pelo telefone (011) 3262-1741, das 9h às 16h30, nos períodos citados neste texto. A taxa de inscrição de cada um deles é de R$ 100,00, para profissionais registrados no CRQ. Quem também for filiado ao sindicato receberá um desconto de 10% e pagará R$ 90,00. Além do telefone acima, outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail do sindicato ( cursos@sinquisp.org.br ).




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região