Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Ecomondo - Sistema CFQ/CRQs participa de feira sobre meio ambiente



Promovida no período de 21 a 23 de maio no São Paulo Expo, na Capital, a Feira de Soluções Tecnológicas para Gestão da Sustentabilidade (Ecomondo Brasil) teve a presença do CRQ-IV por meio de um estande mantido em parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ), um dos patrocinadores do evento.

Segundo Wagner Lopes, gerente do setor de Fiscalização do CRQ-IV, a participação da entidade em eventos do setor químico vem de longa data, como ocorria na antiga Feira do Meio Ambiente Industrial (FIMAI), sucedida pela Ecomondo. A proposta do CFQ de participar pela primeira vez da feira ambiental foi considerada positiva por Lopes que, neste ano, iniciou um mandato de conselheiro suplente no Federal. O vídeo abaixo apresenta uma reportagem feita pelo CFQ e que traz uma entrevista com Lopes.


“Essa presença está no contexto das mudanças que vem ocorrendo no Conselho Federal de Química, agora seguindo uma nova filosofia de trabalho que aproxima os Conselhos Regionais e integra o Sistema CFQ/CRQs”, explica Lopes. Ele ainda assinala que eventos como a Ecomondo também permitem à entidade federal fortalecer a interação – já mantida há muitos anos pelo CRQ-IV – com associações setoriais da área, citando como exemplo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).


O gerente informa ainda que está em análise a replicação do modelo utilizado no estande da feira ambiental em outros eventos que terão a participação do CRQ-IV ainda este ano, tais como o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, a Food Ingredients South America, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Analitica Latin America.


Interação – No estande montado com uma temática voltada para a Química Verde, os visitantes ganharam um kit, produzido pelo CFQ, composto por uma ecobag, um exemplar da Tabela Periódica (alusiva aos 150 anos de sua criação), um folheto sobre a atuação do Profissional da Química na área ambiental, um lápis de madeira que na ponta tinha um invólucro com sementes de planta e um bloco de papel para anotações com as marcas do CRQ-IV e da seção QuímicaViva, mantida no site da entidade.

 

Fotos: CRQ-IV

Pedroso (e) falou sobre gestão ambiental, tratamento e reúso de água

Membros da Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-IV foram destacados para coordenarem rodas de conversa com o público visitante. Legislação ambiental, gerenciamento de resíduos, gestão e licenciamento ambiental, remediação de solo, sustentabilidade, resíduos de laboratório e tratamento e reúso de água foram os temas em pauta ao longo dos três dias do evento. Essa ação permitiu que a oferta de informações fosse estendida para além do ponto de vista da legislação profissional, incluindo aspectos técnicos relacionados a assuntos específicos da profissão e viabilizando uma oportunidade de networking entre os participantes.

 

O Engenheiro Químico e consultor Wagner de Miranda Pedroso, que discutiu tópicos sobre gestão ambiental e processos de tratamento e reúso de água, acredita que o estande na Ecomondo ajudou a potencializar a divulgação das atividades profissionais e do próprio Sistema CFQ/CRQs. “Existem muitas linhas de trabalho conduzidas por químicos na área ambiental, envolvendo pesquisa, implementação e execução, e isso pode ser reforçado em uma oportunidade como esta, especialmente aos estudantes. Ao mesmo tempo, é notório que muitos visitantes ainda não conhecem toda a atuação do CRQ-IV, mesmo com a comunicação realizada pela entidade. Por isso, acredito que ter um estande em uma feira como a Ecomondo permite aproveitar esse potencial de divulgação”, avalia.

 

 

Bragante (d): eventos assim ajudam a desfazer imagem negativa da Química

Outro membro da CTMA que participou das rodas de conversa foi o Químico Flavio Luis Alvarez Bragante, que abordou o gerenciamento de resíduos. Além de constatar um expressivo interesse de profissionais e estudantes, ele também chamou a atenção para a chance de se desfazer a imagem negativa da indústria química como “poluidora”, colocando em evidência os doze princípios da Química Verde, tais como o desenvolvimento de produtos mais seguros e o uso de fontes renováveis de matérias-primas. “A Química é uma ciência que, além de ser predominante na área ambiental, ainda que esta seja multidisciplinar, pode gerar soluções para viabilizar a descontaminação e a despoluição, além de reciclagem e reutilização de materiais”, afirma Bragante.


O tema “Legislação Ambiental” ficou a cargo da Engenheira Química e advogada Suely de Camargo. Integrante da CTMA há 14 anos, ela classifica a interação entre os visitantes e os membros da Comissão como “inovadora” por ter permitido mostrar ao público o entrelaçamento entre a Química e o meio ambiente. “O Conselho, além de ser um agente fiscalizador, tem uma proposta de multiplicação de conhecimentos, algo importante para a sociedade e que também pode ser visto nos cursos que são ministrados pela entidade”, salienta. Na mesa de conhecimento que conduziu, ela relata ter esclarecido diversas dúvidas de representantes de empresas sobre como atender às normas dos órgãos de controle, como a Polícia Civil.

 

Sorteios – Durante o evento, o CRQ-IV sorteou exemplares do livro Métodos e Técnicas de Tratamento de Água, de Luiz Di Bernardo e Angela Di Bernardo Dantas, e o livreto Aspectos Jurídicos e Técnicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, produzido pela CTMA. Também houve sorteio de inscrições para cursos e eventos que a Comissão promoverá neste ano, como a sétima edição do Fórum de Recursos Hídricos, os cursos Análise e Interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua Aplicabilidade nas Indústrias Químicas, todos previstos para junho, e o II Fórum de Meio Ambiente - Resíduos Sólidos, programado para setembro.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região