Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2019 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

SBQ - Ensino de Química e financiamento serão os focos da 42ª reunião anual



A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) promoverá, de 27 a 30 de maio, a 42ª Reunião Anual da entidade. Com o tema “Eixos Mobilizadores em Química”, o evento será realizado em Joinville (SC). O foco será a análise do ensino de Química nos níveis de graduação e pós-graduação e do atual modelo de financiamento à pesquisa científica.

Voltada para estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, a programação da 42ª RASBQ inclui conferências, assembleias, simpósios, workshops, minicursos, entre outras atividades. Também estão previstas sessões temáticas com os seguintes eixos: Água para um Desenvolvimento Sustentável; A Química para o Combate ao Câncer; Imageamento Químico; e Tabela Periódica. O cronograma completo pode ser conferido no site www.sbq.org.br/42ra/.

A conferência de abertura, com o tema “Naftoquinonas: Ocorrência, Usos Medicinais e Importância Biológica”, acontecerá no dia 27 e será conduzida pelo professor e pesquisador Vitor Francisco Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (RJ). No dia 28, ele receberá, juntamente com Cezar Zucco, da Universidade Federal de Santa Catarina, a Medalha Simão Mathias, mais tradicional condecoração da SBQ.

ACS

Prêmio homenageia Vanderlan Bolzani

Outras distinções serão entregues durante a Reunião Anual, como o inédito Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, voltado para mulheres que se destacam na área química. A iniciativa do recém-criado Núcleo Mulheres SBQ homenageia a professora e pesquisadora do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, que já presidiu a SBQ (2006 2010) e, atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A RASBQ também terá conferencistas internacionais, como Edward A. Anderson, da Universidade de Oxford (Inglaterra), que falará sobre a síntese de produtos naturais e não-naturais; e Manuel Moliner Marin, do Instituto de Tecnologia Química de Valencia (Espanha), cuja apresentação irá abordar o uso de zeólitas em aplicações catalíticas.

Outro destaque será o simpósio em comemoração aos 30 anos do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), publicação científica em inglês editada pela SBQ. Na ocasião, a principal conferência será ministrada por Paulo Cezar Vieira, da USP de Ribeirão Preto. Ex-presidente da entidade (2002-2006), atualmente ele é o coordenador dos editores do periódico.

 


SERVIÇO


42ª Reunião Anual da
Sociedade Brasileira de Química (RASBQ)


Local: Centro de Convenções Expoville
(Rua XV de Novembro, 4315 - Glória – Joinville/SC)
Datas: 27 a 30 de maio de 2019
Informações e inscrições: www.sbq.org.br/42ra/









Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região