Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comemoração - O bacharel e suas perspectivas
Autor(a): Bruno de Lima Damasceno e Flaviane Coutinho


Divulgação



O Bacharel em Bioquímica faz uso intenso dos conceitos e tecnologias das ciências químicas e bioquímicas para manipular processos químicos dos seres vivos e biomoléculas e assim produzir produtos, processos e serviços em diferentes ramos e contextos: científico, industrial, clínico, analítico, ambiental, alimentício, farmoquímico, químico e biotecnológico.

Os profissionais com essa formação possuem histórico de atuação em atividades de áreas da interface química e biológica tradicionais, como bioanálises respaldadas pela clínica médica, toxicologia, fitoquímica e produtos naturais, química de alimentos e bromatologia, química ambiental, cosméticos, agroquímica e farmoquímica de produtos naturais, além da biotecnologia.

Essa ampla faixa de atuação é permitida pela natureza curricular privilegiada dos cursos, fundamentada na integração das áreas de Química e Bioquímica (75%), concomitantemente com disciplinas da área de biológicas (25%). Esta configuração favorece uma alta empregabilidade ao bioquímico, pois lhe capacita a transitar entre a Química e a Biologia para a aplicação e desenvolvimento de tecnologias tradicionais e inovadoras. Trata-se de uma formação acadêmica que nos credencia ao registro profissional no Sistema CFQ/CRQs.

Por conta disso, já fazemos parte de empresas, laboratórios, indústrias e órgãos públicos tais como Natura, Valee, Sucos Tial, GranBio, Souza Cruz, Lanagro, Aspen Pharma, Pratti Donaduzzi, Inmetro, BioManguinhos/Fiocruz, SAAE-Viçosa, CNPEM e universidades públicas.

Ser Bacharel em Bioquímica é ir muito além da área de Biotecnologia; é construir pontes entre diversas áreas de conhecimento e aplicação da química da vida. Para nós, a Biotecnologia não é um fim em si, mas apenas mais uma tecnologia à nossa disposição para manipular as biomoléculas e suas misturas e formulações, a exemplo das tecnologias química, farmoquímica, de fermentações, enzimática, de alimentos, clínica etc. Portanto, é um erro considerar o Bacharel em Bioquímica como um profissional limitado a Biotecnologia ou confundi-lo com bacharelados em Biotecnologia.

Um Feliz 8 de Maio a todos os bacharéis em Bioquímica e a todos os Profissionais da Química que também trabalham na interface com a Biologia.


Este artigo foi produzido por Bruno de Lima Damasceno e Flaviane Coutinho, da Equipe Bioquímica Brasil. Mais detalhes sobre o bacharelado nessa área e o mercado de trabalho podem ser verificados no site bioquimicabrasil.com.














Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região