Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - Química forense e tratamento de esgoto são os temas do bimestre


O Informativo sorteará dois exemplares dos livros divulgados nesta página entre os profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Para participar, envie um e-mail para sorteio.crq4@gmail.com, informando nome, CPF e endereço residencial com CEP. No campo “Assunto” da mensagem escreva “Sorteio” seguido das palavras “Forense” ou “Esgoto”, de acordo com a obra de interesse. Envie mensagens separadas se quiser concorrer aos dois livros. O sorteio ocorrerá no dia 03/05/2019, sendo o resultado divulgado no site do Conselho.


O livro Introdução à Química Forense observa que essa área de atuação não está restrita ao âmbito policial. Embora esta seja a primeira associação que nos vem à mente, é preciso saber que a aplicação dos conhecimentos da Química para subsidiar decisões de natureza judicial ocorre em outras esferas, tais como questões trabalhistas (atividades perigosas ou insalubres), questões relativas ao meio ambiente, dentre outras.

O autor, Robson de Farias, lembra que o químico forense não tem como prever as situações que irá encontrar no seu dia a dia. Por isso, adverte que restringir seus conhecimentos unicamente aos da Química Analítica é um erro que pode comprometer sua atuação na área.

O livro custa R$ 52,00 e está à venda no site da Editora Átomo.


Uma das principais referências na área, o engenheiro José Alves Nunes acaba de lançar a 5ª edição do livro Tratamento Biológico de Águas Residuárias. A iniciativa é feita em conjunto com a seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP).

Escrito em linguagem simples, o livro apresenta os conceitos fundamentais de como se desenvolvem esses processos, explica os sistemas de tratamento biológico específicos, com exemplos de dimensionamento de projetos, inclui um capítulo dedicado a sistemas de tratamento e disposição final do lodo, além de detalhar a partida e controle de estações de tratamento de esgotos. A obra também dedica uma parte para falar sobre as etapas de elaboração de projetos.

Ao custo de R$ 90,00, o livro está sendo vendido com exclusividade pelo site da ABES-SP.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região