Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comissão promoveu oficina para professores


 
Nos dias 12, 14, 19 e 20 de maio, a Comissão de Divulgação do CRQ-IV promoveu a Oficina Pedagógica "Reflexões sobre a experimentação no ensino de química". Os objetivos foram discutir formas de utilizar experimentos para aprendizagem de conceitos químicos, apresentar novas fontes bibliográficas e fornecer aos participantes subsídios para montagem de um laboratório dentro das normas de segurança.

Vinte e quatro professores da rede pública de ensino se inscreveram, mas apenas 16 compareceram à primeira aula. Nas demais, a freqüência caiu para 13 profissionais em média.

Uma das participantes foi a Bacharel e Licenciada em Química Maria Cláudia dos Santos Pereira, professora da Escola Estadual Zenaide Vilalva de Araújo, na Zona Norte da capital paulista. Em agosto, começará a funcionar um laboratório doado à escola pelo Grupo Gerdau, 14º maior produtor de aço do mundo, o que motivou a professora se inscrever na oficina. "A minha principal preocupação é a segurança", explicou Maria Cláudia, que tem usado como orientação para montagem do novo espaço de ensino o Guia de Laboratório para o Ensino de Química, preparado pela Comissão de Ensino Técnico (clique aqui para baixar uma cópia).

Maria Cláudia avaliou que a introdução dos experimentos em suas aulas facilitará a compreensão dos conceitos químicos por parte alunos e os ajudará a entender como trabalham os profissionais da química. "O aluno pode, através do roteiro do experimento, chegar às suas próprias conclusões", constatou a educadora.

A oficina pedagógica foi ministrada pelos bacharéis e licenciados em química Luciana Léllis e Silvio Miranda Prada. Ambos são membros da Comissão de Divulgação do Conselho e professores do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo). A aula do dia 14 foi realizada num dos laboratórios daquela instituição, que gentilmente cedeu o espaço para realização da parte prática da oficina. Nas outras datas, os encontros aconteceram na sede do CRQ-IV e utilizaram, além de livros didáticos, pesquisa na internet.

Assuntos relacionados:

Selo de qualidade CRQ-IV

Inscrições para o selo de qualidade começaram em fevereiro de 2008

Escolas se preparam para o Selo de Qualidade

Comissão apresenta guia para montagem de laboratório

Comissão promoveu oficina pedagógica em outubro de 2007 

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região