Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2019 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

QuímicaViva - Site do Conselho lança página com artigos sobre elementos químicos


Iniciativa integra ações relativas aos 150 anos da Tabela Periódica


Divulgação







Artigos que tratam das origens históricas, formas de extração e produção, além das principais aplicações dos elementos químicos formam a série especial desenvolvida pela Comissão Técnica de Divulgação (CTDIV) do CRQ-IV para a seção QuímicaViva. A iniciativa, que pode ser acessada neste link, comemora o aniversário de 150 anos de publicação da primeira Tabela Periódica, elaborada pelo russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907).

Integrante da CTDIV, a professora Vera Regina Leopoldo Constantino, do Instituto de Química da USP, explica que a proposta é oferecer diferentes olhares sobre cada elemento que compõe a Tabela Periódica, complementando textos científicos já publicados, inclusive na própria seção QuímicaViva. Confira a entrevista que ela concedeu ao Informativo:

 



ATUALIZAÇÃO – Os elementos abordados nos primeiros artigos, publicados até o fechamento desta edição, foram cobre, ferro, fósforo, nióbio e tungstênio (quatro metais e um não metal). Além dessas duas categorias, também estão previstos textos a respeito de metaloides, tais como o silício e o telúrio.

O fluxo de colaborações será mantido de forma contínua. O conteúdo da iniciativa inclui ainda uma versão atualizada da Tabela Periódica, desenvolvida pela CTDIV, disponível para download no formato PDF.

A página especial do QuímicaViva se junta a outras ações comemorativas relacionadas ao Ano Internacional da Tabela Periódica, conjunto de celebrações que irá, ao longo de 2019, envolver a ONU (por meio da Unesco), sociedades científicas (como a Iupac e a SBQ) e também institutos de pesquisa, escolas, ONGs e outras entidades dos setores público e privado.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região