Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2019 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Série sobre elementos químicos será lançada em março


Iupac

Em comemoração aos 150 anos de publicação da primeira Tabela Periódica pelo russo Dmitri Mendeleev (1834-1907), o site do Conselho terá, a partir de março, uma página especial dedicada aos elementos químicos, inserida na seção QuímicaViva. A iniciativa reunirá artigos escritos por docentes e pesquisadores convidados pela Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV.

 

O artigo de abertura – publicado nesta edição do Informativo – é de autoria do professor Paulo Alves Porto, do Instituto de Química da USP. O texto traça um histórico desde os estudos pioneiros sobre os elementos, empreendidos por diversos químicos notáveis – entre eles, Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) e John Dalton (1766-1844) – até a proposta apresentada por Mendeleev em 1869. Porto ressalta, por exemplo, que o Químico russo classificava os elementos utilizando cartões, que reuniam dados como símbolo, massa atômica e principais propriedades.

 

A série especial conterá artigos sobre alguns dos mais conhecidos elementos químicos, como o cobre, o fósforo, o hidrogênio, o lítio e o nióbio, este último bastante comentado durante a última campanha eleitoral. O artigo sobre o cobre é de autoria da professora Ana Maria da Costa Ferreira, também do IQ-USP e conselheira do CRQ-IV. Já os demais foram escritos pelos professores Marcos Augusto Bizeto (da Unifesp, sobre o nióbio), Regina Célia Galvão Frem (do IQ-Unesp de Araraquara, sobre o hidrogênio) e Vera Regina Leopoldo Constantino (do IQ-USP e integrante da Comissão de Divulgação, que elaborou textos sobre o fósforo e o lítio).

 

A abordagem será predominantemente didática, com ênfase nos principais pontos relacionados às descobertas e curiosidades históricas acerca de cada elemento. Também serão apontados aspectos como formas de extração e produção, os países com as maiores reservas e as aplicações nos diferentes setores da economia. É o caso do lítio, por exemplo, usado na fabricação de baterias para celulares e outros dispositivos eletrônicos.

 

A publicação dos artigos será noticiada no site e também nas páginas do Conselho no Facebook, Twitter e Instagram.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região