Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2018 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

IPT - Mulher comandará pela primeira vez centenário centro de pesquisa


Divulgação

Especialista na área de corrosão, Zehbour Panossian está no Instituto há quatro décadas

“O IPT somos nós”: esta será a bandeira a nortear as ações de Zehbour Panossian, física e professora convidada do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que assumiu dia 21 de junho a presidência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Zehbour (pronuncia-se “Zepir”) sucede o engenheiro metalurgista e também professor da Poli-USP Fernando Landgraf, que estava à frente da instituição desde agosto de 2012. É a 18ª diretora-presidente em 118 anos de história do IPT e a primeira mulher a assumir o cargo.

 

Em seu discurso de posse, Zehbour ressaltou aos empregados e colaboradores presentes que a frase “O IPT somos nós” não é simplesmente um slogan: “Trata-se antes de tudo de um compromisso em torno de união, trabalho, identidade e metas compartilhadas visando ao bem comum. Juntos, os jovens e os veteranos da casa, os pesquisadores e os técnicos que criam e aplicam soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e também dirigem seus esforços para as políticas públicas promovendo a qualidade de vida dos nossos municípios, assim como os administrativos cujo apoio faz tudo acontecer, vamos trabalhar para alcançar nossas metas. Vou dar o melhor para que o Instituto avance e tenha cada vez mais impacto na sociedade, e para isso o compromisso de cada um é tão importante”, afirmou ela.

 

A carreira profissional da nova diretora-presidente foi construída na área de química, com ênfase em eletroquímica e atuação voltada aos temas de corrosão e proteção, eletrodeposição e tratamento de superfície, incluindo tintas anticorrosivas. Até por isso, a nova presidente do IPT tem registro no CRQ-IV como Técnica em Química, curso que concluiu em 1970 no extinto Colégio Técnico Eduardo Prado, da capital paulista.

 

Dezenove anos atrás, Zehbour Panossian foi entrevistada pelo Informativo CRQ-IV por conta de sua participação, já como técnica do IPT, nos trabalhos de revitalização do Viaduto Santa Ifigênia, considerado um dos principais pontos históricos da cidade de São Paulo. A reportagem (clique aqui para lê-la) falava sobre as tecnologias empregadas para recuperação da estrutura metálica do viaduto. Com bacharelado e licenciatura em Física e doutorado em Físico-Química, todos pela USP, Zehbour entrou no IPT em 1976 e em 2000 tornou-se chefe do recém-criado Agrupamento de Corrosão e Proteção, que reuniu os laboratórios de corrosão e proteção superficial.

 

Em 1999, Informativo destacou a atuação de Zehbour no projeto de recuperação do Viaduto Santa Ifigênia

Mais tarde a denominação foi alterada para Laboratório de Corrosão e Proteção, permanecendo assim até hoje. Zehbour estava atuando no IPT desde 2012 como diretora de Inovação e Negócios, em um mandato que foi pautado pela atuação nas áreas de P&D, políticas públicas e educação. Atuou na área de novos negócios com empresas privadas e foi responsável pela coordenadoria geral das duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Instituto: “Desenvolvimento de Tecnologias de Materiais”, a partir do momento em que assumiu a diretoria, e “Desenvolvimento e Escalonamento de Processos Biotecnológicos”, desde 2015.

 

Coordenou a criação do Programa Novos Talentos do IPT em 2013, que tem por objetivo apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes aos níveis de mestrado e doutorado, inclusive participantes do pós-doutorado. Com cinco anos de existência, o projeto proporciona os recursos e os meios para que os candidatos selecionados desenvolvam seus trabalhos com qualidade e rigor metodológico, dentro de parâmetros estratégicos para as áreas de atuação do Instituto. Um dos projetos mais recentes do IPT em políticas públicas, que Zehbour ajudou a colocar em prática em fevereiro de 2018, foi a Plataforma Pró Municípios. Ela se destina a conectar os gestores públicos com o conhecimento técnico do IPT apoiando o planejamento, gestão e execução de políticas públicas, nas decisões ligadas às compras e a licitações e capacitando as equipes das prefeituras em diversos temas.

 

A posse de Zehbour Panossian vem em um momento em que as mulheres lutam cada vez mais por espaço e igualdade, disse Jânio Benith, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo ele, “a trajetória profissional a credencia para o novo cargo”, afirmou Benith. É um grande momento para a história do IPT, que tem sido essencial para atender às demandas do setor público e do privado, assim como contribui para o desenvolvimento, melhoria e qualidade de vida de toda a sociedade”, concluiu o secretário.







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região