Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2018 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Meio Ambiente - Congresso debaterá contribuições da tecnologia para a sustentabilidade


Encontro terá representantes de entidades internacionais e incluirá salas temáticas e minicursos


A Química do Futuro – Um universo de possibilidades e desafios será o tema do 17º Congresso de Atuação Responsável, que a Associação Brasileira da Indústria Química promoverá nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista.

Estão confirmadas as participações de dirigentes do Conselho Internacional de Associações Químicas, do grupo de Abordagem Estratégica Internacional para a Gestão das Substâncias Químicas, que integra o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, além de representantes de associações nacionais, governo, universidades, ONGs e sindicatos.

A programação incluirá uma sessão plenária e ao menos 12 salas temáticas em que serão debatidos, entre outros, temas como: “Confiabilidade humana”; “A capacitação e os Desafios do profissional de emergência frente às novas tecnologias”; e “O impacto da reforma trabalhista na saúde e segurança do trabalho”.

O Congresso também tem programada a realização de quatro minicursos: Gestão de risco e a governança corporativa; E-Social na prática; Análise de risco ao longo do ciclo de vida das instalações; e Mapa de materialidade da indústria química.

As taxas de inscrição variam de R$ 1,9 mil a R$ 2,4 mil. Mais informações em https://is.gd/atuaresponsa.


SBQ tem novo presidente

ABCF

    Norberto Lopes, novo presidente da SBQ

Norberto Peporine Lopes, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) em substituição ao professor Aldo José Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. A transmissão de cargo ocorreu durante a 41ª Reunião Anual da SBQ (RASBQ), realizada de 21 a 24 de maio, em Foz do Iguaçu/PR. Com doutorado em Química, Lopes dirigirá a entidade pelos próximos dois anos.

Entre as várias atividades ocorridas durante a RASBQ, destaques para os workshops “Academia e Indústria em busca da inovação tecnológica” e “Os desafios na formação do profissional da química no âmbito da transformação digital: Química 4.0”, que tiveram a participação de representantes da indústria.

Rita Rodrigues, assessora de Economia e Estatística da Abiquim, disse que as palestras dos dois workshops mostraram que as indústrias estão acompanhando de perto todas as mudanças no cenário profissional. “Realizamos na sessão um debate sobre a efetiva participação das universidades no desenvolvimento rápido que o mundo digital impõe para as empresas.

Ficamos muito entusiasmados com a ideia unânime de tornar realidade a conexão entre universidade e indústria”, afirmou a assessora.







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região